A Anvisa aprovou o registro de três novos genéricos utilizados para tratamentos de tumores, infecções leves e moderadas e causadas por fungos, cujas substâncias ainda não têm concorrentes no mercado.

Um destes produtos é o genérico da substância temozolomida, utilizada no tratamento de tumores e que apresenta efeitos logo nas primeiras doses. Sua indicação é para o tratamento de tumores cerebrais combinado com radioterapia ou em caso de reincidência ou progressão após o tratamento padrão. A temozolomida também é indicada no tratamento de pacientes com melanoma maligno.

O outro genérico aprovado pela Anvisa é a cópia da substância ertapeném sódico, um antibiótico usado para tratamento de infecções de nível moderado a grave, como pé diabético, infecções do trato urinário, septicemia bacteriana, entre outros.

O terceiro produto é o genérico do voriconazol. Este remédio é indicado no tratamento de infecções invasivas causadas por fungos, como a cândida e aspergilose, doença que ataca o pulmão e que pode ser fatal em pacientes debilitados.

Fonte: Portal Extra Globo