A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para tratar artrite reumatoide moderada ou grave.

Trata-se do Xeljanz (Citrato de tofacitinibe), indicado para adultos que tiveram intolerância ou não responderam adequadamente à terapia com DMARDs não biológicos (Medicamentos modificadores do curso da doença reumática).

Xeljanz, da farmacêutica Pfizer, é o primeiro tratamento oral DMARD para artrite reumatoide nos últimos dez anos. Entre seus principais diferenciais, está a administração oral com eficácia semelhante à das drogas biológicas (Injetáveis). O medicamento já está aprovado em 36 países.

— A possibilidade de novas opções de tratamento para artrite reumatoide é extremamente importante, já que cerca de 30% dos pacientes não respondem adequadamente aos tratamentos existentes, como metotrexato e DMARDs biológicos — afirma Eurico Correia, diretor médico da Pfizer Brasil.

A artrite reumatoide é um problema inflamatório crônico e progressivo que atinge articulações, resultado de uma disfunção do sistema imunológico. Ela afeta cerca de 1% da população mundial.

Fonte: Jornal Extra