Uma molécula derivada de uma erva asiática revelou-se eficaz contra a infecção de ratos com o vírus do ebola, abrindo portas para um possível tratamento em humanos, revela investigação publicada na revista Science.

Cientistas do Instituto de Pesquisa Biomédica do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que a tetrandrina, uma molécula de origem vegetal, em pequenas doses, protege ratos da infecção, sem efeitos secundários particulares.

"Quando testamos esta molécula em ratos, ela impediu a reprodução do vírus e permitiu salvar a maior parte deles do ebola", explicou um dos autores do estudo, Rovert Davey. O próximo passo dos pesquisadores será testar a inocuidade e a eficácia da molécula contra o ebola nos macacos.

Os autores do estudo agora publicado já tinham determinado que o mecanismo que permite às células transmitirem cargas elétricas, no qual os detectores de cálcio desempenham um papel-chave, era importante na infecção do ebola.

Os pesquisadores descobriram que dois detectores de cálcio eram particularmente importantes para que o vírus penetrasse nas células para se multiplicar e testaram diversas moléculas, incluindo a tetrandrina, para determinar qual seria mais eficaz para neutralizar os detectores.

De acordo com o mais recente balanço da Organização Mundial da Saúde, o novo surto de ebola fez 9.177 mortos, desde o início de 2014, a maior parte na Libéria, na Serra Leoa e na Guiné-Conacri.

Fonte: Agência Brasil