Adotar uma política de controle de estoque é fundamental para qualquer empresa, independentemente do seu porte e ramo. Quando falamos das farmácias, isto se faz mais importante ainda, já que estamos tratando de um setor que lida com insumos perecíveis, com validades às vezes curtas. Com a gestão de estoque é possível diminuir custos, melhorar a sua liquidez e trabalhar com processos mais eficientes e eficazes de produção.

Por que adotar uma política de controle de estoque?

A melhor forma de diminuir capital investido e empatado em estoque, evitar altos custos com produtos e a falta de produtos no ponto de venda é adotando uma política de controle de estoque. É importante definir qual o estoque mínimo e máximo de cada produto e insumo, a rotatividade desse estoque e a periodicidade de reposição, levando em conta os prazos de entregas dos fornecedores, validade, local para armazenamento, etc. Estoque parado é dinheiro parado e dinheiro empatado ninguém quer.

Planejamento e gestão

O controle do estoque deve ser planejado e gerido a partir de diretrizes que otimizem o negócio como um todo. De nada adianta manter um estoque baixo se o seu volume de vendas é alto e de nada adianta um estoque alto se um determinado produto demora a vender. Buscar o equilíbrio é fundamental e isto só se consegue com planejamento e gestão, avaliando quanto se vende, quanto se gasta, quanto de insumo é necessário, qual a sazonalidade de determinado produto e as validades de cada um.

Começando do início

Para organizar e implantar uma política de controle de estoques é preciso estabelecer alguns números e levantar algumas informações:

  • O que deve ser estocado e em qual quantidade?
  • Quanto tempo dura este estoque?
  • Qual o meu volume de venda de cada item?
  • Quanto tempo cada insumo demora para ser entregue?
  • Qual a validade dos produtos?

Respondidas estas perguntas, é hora de colocar estas informações no papel ou abastecer um sistema de gestão automatizado (que pode ser usado por empresas de qualquer tamanho, de modo a facilitar o controle e a gestão).

Curva ABC

Ela é o principal indicador na gestão básica de estoque. Além disso, com ela obtemos informação sobre o histórico de consumo e tipos de compras dos nossos clientes, o giro dos itens no estoque, o nível de lucratividade e o grau de participação de cada produto no faturamento da empresa.

Na gestão de estoque com base nesse indicador é trabalhada a necessidade ou não de compra de determinados produtos, matérias-primas, embalagens e outros insumos de acordo com a demanda do consumidor, estratégias de vendas ou ações de promoção.

Para o cálculo da curva ABC, devemos enumerar todos os insumos que foram utilizados ou vendidos em um determinado período, separados por categorias, relacionando-o com seu valor unitário.

Estoque mínimo, máximo e de segurança

É fundamental estabelecer qual o estoque mínimo, máximo e o de segurança de cada insumo. O estoque mínimo é aquele número que sem aquela quantidade é impossível produzir, considerando o giro e as vendas de cada produto. O estoque máximo é um valor encontrado quando você coloca o melhor cenário de vendas, considerando um crescimento do seu negócio e a sua capacidade de produção e armazenamento. O estoque de segurança é definido entre o estoque máximo e mínimo, avaliando as variáveis de venda e produção, de forma que não se trabalhe no limite, mas com equilíbrio.

Atenção aos prazos de validade

Para cada um dos insumos utilizados na indústria farmacêutica existe um prazo de validade diferente e de acordo com a RDC Nº 67/2007, o prazo de validade do produto final deve estar relacionado ao período do tratamento como um todo. Como são produzidas uma variedade de produtos finais com outra variedade de insumos, estocar um tanto de cada acaba sendo necessário.

Quando você controla seu estoque e faz uma gestão dos seus insumos e das suas vendas de forma integrada, você consegue antecipar estratégias de modo a evitar perdas e prejuízos. Identificando que determinado produto está ficando parado, você pode estimular promoções com eles, por exemplo, tornando a sua gestão de estoque mais eficiente.

Fonte: Conselho Magistral