A ESMO-MCBS oferece uma abordagem racional, estruturada e consistente para "estratificar" o benefício clinicamente significativo da droga.

"Embora se saiba que o valor de qualquer novo tratamento é determinado pela magnitude do seu benefício clínico em relação ao seu custo, até o presente, não havia uma ferramenta padrão para a classificação de tal magnitude", diz Nathan Cherny, Departamento de Oncologia Médica, Shaare Zedek Medical Center, Israel.

"Como a organização internacional se comprometeu com o interesse da comunidade de oncologia em geral, estamos preocupados que alguns medicamentos contra o câncer aprovados pela Agência Europeia de Medicamentos não estejam disponíveis ou acessíveis aos pacientes quando receitados", diz Rolf Stahel, presidente da ESMO. "Com a ESMO-MCBS, nosso objetivo é sinalizar os medicamentos com uma grande magnitude do benefício clínico que devam ser aprovados em toda a Europa para o acesso rápido do paciente.".

A ESMO-MCBS pode ser utilizada em uma variedade de configurações, por exemplo, na tomada de decisão de política pública, para desenvolver e/ou melhorar as orientações clínicas, em situações clínicas do dia a dia.

"Na ausência de uma abordagem padronizada para classificar a magnitude do benefício clínico, as conclusões e recomendações derivadas dos estudos são muitas vezes disputadas", diz Elisabeth G.E. de Vries, Departmento de Oncologia Médica, University Medical Center Groningen, Universidade de Groningen, Países Baixos, copresidente da Força Tarefa da ESMO-MCBS.

"A aplicação da Escala reduzirá a probabilidade de que as declarações de benefício clínico sejam distorcidas", completa de Vries..

"Como parte do trabalho contínuo da ESMO para integrar todos os aspectos da oncologia, acreditamos que uma escala com destaque para os novos medicamentos clinicamente mais eficazes, além de uma pesquisa de percepção instantânea sobre a disponibilidade e acessibilidade dos medicamentos existentes fornecerá informações úteis à comunidade de oncologia para ajudar a avançar no tratamento do câncer", diz Alexandru Eniu, chefe da Unidade Day Hospital, Cancer Institute Ion Chiricuta, Cluj-Napoca, Romênia, membro do Conselho da ESMO, presidente da Comissão de Países Emergentes da ESMO, colíder do projeto do ESMO European Consortium Study on the Availability of Anti-Neoplastic Medicines (Estudo do Consórcio Europeu sobre a Disponibilidade de Medicamentos Antineoplásico da ESMO)..

Richard Sullivan, Kings Health Partners Integrated Cancer Centre, King's College de Londres, Instituto de Política de Câncer, comenta: "A ESMO-MCBS é o primeiro passo importante para a questão de política pública crítica de valor no tratamento do câncer, ajudando a moldar o uso apropriado de recursos limitados públicos e pessoais para ofertar tratamento de câncer rentável e acessível.".

Fonte: AHF Colesterol