Balanço do Ministério da Saúde revela que 21 estados e o Distrito Federal não cumpriram a meta de vacinação contra a gripe prevista na campanha deste ano. O governo recomenda que a vacinação continue em estados e municípios que não atingiram o público-alvo prioritário. Os cinco estados que cumpriram a meta são: Amapá (89,4%), Paraná (83,5%), Santa Catarina (82,2%) Espírito Santo (81,8%) e Amazonas (81.4%).

A campanha teve início em 4 de maio e tinha previsão de encerramento no dia 22 de maio. Mas como não havia atingido a meta, o governo prorrogou até 5 junho. O ministério informou que não fará nova prorrogação.

Segundo o ministério, 35,9 milhões de pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 73% do público-alvo. A meta era vacinar, pelo menos, 80% do público prioritário, considerado com mais riscos de desenvolver complicações causadas pela doença.

O único grupo que atingiu a meta até o momento é o das mulheres com 45 dias após o parto, com 92% de mulheres vacinadas. O segundo grupo com maior cobertura é o dos idosos, 76%; seguido por trabalhadores da saúde, com 72% vacinados; crianças de seis meses a menores de cinco, 69,6%; gestantes, 63,4%; e os indígenas, com 62,9% do grupo vacinados.

— Se forem esgotadas todas as possibilidades de vacinação dos grupos prioritários cada município define o público que será incluído na campanha — explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

A vacina disponibilizada em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O custo para aquisição das vacinas neste ano foi de R$ 487,6 milhões por meio de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo entre o Instituto Butantan, que produziu as doses e um laboratório privado.

Fonte: O Globo