Investigadores descobriram que um grupo de medicamentos, conhecidos como fármacos anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs), "inibem de forma significativa a ovulação". Estes produtos estão entre as drogas mais usadas em todo o mundo, sendo tomadas por mais dezenas de milhões de pessoas todos os dias. Disponíveis sem receita médica, eles são amplamente utilizados para o tratamento de dores, inflamação e febre, todas as características comuns de condições que envolvem a dor articular e muscular. Eles incluem os populares naproxeno, diclofenaco, ibuprofeno e ácido acetilsalicílico.

Os pesquisadores analisaram os efeitos de três AINEs: diclofenaco, naproxeno e etoricoxib, e a relação com a fertilidade.

Apenas de 6% a 27% das mulheres que tomavam os medicamentos, ovularam normalmente, dependendo do tipo de medicamento utilizado. Os médicos disseram que o risco de redução da fertilidade relacionado com as drogas, devem ser comunicados às mulheres que tomam regularmente a medicação.

Os pesquisadores sugerem que as drogas também podem ser pesquisadas como um contraceptivo potencial. "Depois de apenas dez dias de tratamento, vimos uma diminuição significativa da progesterona, um hormônio essencial para a ovulação, em todos os grupos de tratamento, bem como cistos funcionais em um terço das pacientes", disse o investigador do estudo, professor da Universidade de Bagdá, no Iraque, Sami Salman.

"Estes resultados mostram que mesmo o uso a curto prazo destes populares medicamentos, poderiam ter um impacto significativo sobre a capacidade das mulheres de ter filhos. Isso precisa ser melhor comunicado aos pacientes com doenças reumáticas, que podem tomar esses medicamentos em uma base regular, com pouca consciência do impacto", completou Salman.

Fonte: Farmacêutico in Foco