O óleo de coentro, segundo pesquisadores, poderia ser usado para curar uma série de intoxicações alimentares e agir como antibiótico.

Cientistas afirmam que o coentro e capaz de matar até mesmo a MRSA, conhecida também como super bactéria (uma bactéria que se tornou resistente a vários antibióticos, primeiro à penicilina em 1947, e logo depois à meticilina, sendo descoberta originalmente no Reino Unido em 1961).

O extrato do coentro é resistente a uma série de bactérias tóxicas que causam infecções que são resistentes a drogas. Cientistas portugueses testaram amostras do óleo tomadas a partir de sementes de um coentro para serem usadas contra 12 bactérias letais. Todas apresentaram crescimento reduzido e algumas morreram. Para isso, foi usado uma solução que continha menos de 1,6% de óleo.

A equipe da Universidade de Beira Interior verificou que o óleo ataca a membrana externa da bactéria, incluindo a salmonela, E.coli e MRSA. A Dra. Fernanda Domingues, que é coautora do estudo, afirma que o óleo de coentro poderia ajudar milhões de pessoas que sofrem de doenças de origem alimentar e que poderia se tornar uma alternativa natural aos antibióticos comuns.

No Reino Unido, a cada ano, cerca de um milhão de pessoas sofrem uma intoxicação alimentar, levando 20 mil aos hospitais e 500 à morte, segundo dados da Food Standards Agency. A Dra. Domingues explicou como funciona o óleo: ele rompe a barreira entre a célula (da bactéria) e seu meio ambiente, inibindo processos essenciais, incluindo a respiração, o que conduz a morte da bacteriana.

Este estudo ainda se encontra em caráter experimental e os pesquisadores não desenvolveram nenhum tipo de droga, enquanto isso o coentro continua sendo utilizado amplamente na cozinha mediterrânea e asiática.

Fonte: Jornal Ciência