O ITM Group anunciou que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA -- European Medicines Agency) aprovou o Requerimento de Autorização de Comercialização (MAA -- Marketing Authorization Application) do medicamento EndolucinBeta, um precursor radiofarmacêutico. O EndolucinBeta não é indicado para uso direto em pacientes, mas será usado para radioetiquetagem de moléculas transportadoras específicas para terapia dirigida com radionuclídeos de tipos de câncer sérios e difíceis de tratar. O EndolucinBeta é o nome de marca do Lutécio-177, primeiro na classe de no-carrier-added (n.c.a.) e o primeiro medicamento contendo Lutécio-177 n.c.a. que busca Autorização de Comercialização na União Europeia.

O EndolucinBeta é um precursor radiofarmacêutico que será usado apenas para radioetiquetagem de moléculas transportadoras, tais como peptídios e anticorpos. A natureza da doença a ser tratada será determinada pela substância farmacêutica a ser radioetiquetada. A aprovação bem-sucedida da MAA resulta no início do procedimento que busca a autorização centralizada de comercialização na União Europeia.

Sobre o Lutécio-177 n.c.a.

O Lutécio-177 n.c.a. terapêutico é um emissor médio de beta energia, que fornece uma variedade de penetração no tecido que é muito eficaz, para aplicação seletiva de dose terapêutica de radiação ionizante da célula do tumor. Além disso, o Lutécio-177 n.c.a. emite raios gamas quantificáveis reproduzidos em imagem, o que fornece o benefício adicional de realizar cintigrafia simultânea, tornando-o um radioisótopo teranosticamente superior para terapia dirigida com radionuclídeos.

Sobre o ITM Group

O ITM Group é um grupo de capital privado de empresas especializadas em produtos radiofarmacêuticos, que se dedicam ao desenvolvimento de radioisótopos inovadores, produtos radiofarmacêuticos e dispositivos radiomédicos de próxima geração. Seu compromisso com a qualidade, conveniência e segurança de suprimento se tornou uma parte importante de todos os produtos, dando-lhes uma oportunidade competitiva para liderar o mercado de produtos radiofarmacêuticos. A plataforma inovadora do ITM Group também habilita as fabricantes de agentes terapêuticos convencionais a não apenas melhorar a eficácia de seus candidatos, mas também se beneficiar da infraestrutura excepcionalmente avançada do ITM Group e de seus serviços de logística.

Fonte: PR Newswire