Inseticida biológico

Pesquisadores da Fiocruz lançaram um inseticida biológico capaz de combater o pernilongo que transmite os vírus da dengue, chikungunya e zika.O produto, em forma de tablete ou granulado, deve ser aplicado onde há acúmulo de água, eliminando as larvas do Aedes aegypti, pernilongo que transmite as três doenças.O inseticida biológico se destaca por sua praticidade e aplicabilidade, e por seus efeitos persistirem por mais de 60 dias.

Água não potável

O bioinseticida, chamado DengueTech, será fabricado pela empresa BR3, e só não poderá ser usado em água potável.

"A cooperação técnica da Fiocruz com a BR3 permitiu o desenvolvimento em escala industrial daquilo que nós tínhamos desenvolvido em laboratório. Todo esse trabalho fez com que nós chegássemos a um produto com um nível de persistência muito maior do que aqueles hoje colocados no mercado, ecologicamente correto e sem nenhum risco para a saúde humana", afirmou Hayne Felipe da Silva, diretor do Instituto de Tecnologia em Fármarcos (Farmanguinhos/Fiocruz).

Menos tóxico

O produto será disponibilizado em breve para a população, à venda no comércio, e estará disponível também nos serviços públicos de saúde.

"Foram quase cinco anos de cooperação entre a Fiocruz a BR3. O bioinseticida é uma tecnologia muito simples, que serve como alternativa ao controle mecânico ou químico. Além de obter melhores resultados, a utilização de agentes biológicos é toxicologicamente mais favorável à saúde da população", explicou Rodrigo Perez, diretor da BR3.

Fonte: Farmacêutica Curiosa