Foi dado nesta terça-feira o primeiro passo para a dengue se tornar uma doença prevenível por vacinação. A Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas da Sanofi, anunciou que o México aprovou a comercialização de sua vacina contra dengue, tornando-se o primeiro imunizante para a prevenção da dengue no mundo a obter a aprovação.

A vacina previne os quatro vírus da dengue (tetravalente) em pré-adolescentes, adolescentes e adultos, dos 9 aos 45 anos de idade.- Quando a Sanofi Pasteur se propôs desenvolver uma vacina contra a dengue há 20 anos com as comunidades científicas e de saúde pública locais e globais, foi com o objetivo de desenvolver uma vacina inovadora para enfrentar uma necessidade global de saúde pública - disse o CEO da Sanofi, Olivier Brandicourt. - Hoje, com esta primeira autorização de comercialização de nossa vacina, alcançamos nossa meta de fazer da dengue uma doença prevenível por vacinação. Este é um marco histórico para nossa empresa, para a comunidade de saúde pública mundial e, ainda mais importante, para a metade da população mundial que vive sob o risco de contrair dengue.

A aprovação da vacina concedida pela autoridade regulatória (Cofepris) do México se baseia nos resultados de um programa de desenvolvimento clínico no qual participaram mais de 40 mil indivíduos de diferentes idades, contextos geográficos e epidemiológicos, origens éticas e socioeconômicas de 15 países, incluindo o Brasil.

O processo de análise regulatória para a vacina contra dengue da Sanofi Pasteur continua em outros países endêmicos. A produção da vacina já começou nas fábricas na França, e as primeiras doses já estarão disponíveis. A capacidade de produção disponível é de 100 milhões de doses de vacina por ano.

Segundo a Sanofi, no final de março deste ano, o laboratório submeteu o dossiê científico da sua vacina contra dengue para aprovação do registro pelo órgão regulatório brasileiro, a Anvisa. A expectativa da Sanofi é lançar a vacina contra dengue no Brasil no ano que vem.

De acordo com a OMS, a dengue é hoje a doença transmitida por mosquito que mais se dissemina no mundo, causando cerca de 400 milhões de infecções por ano. Fatores como o aumento da urbanização, a mobilidade das populações e as alterações climáticas que aumentam o raio de ação dos mosquitos vetores criaram o ambiente perfeito para a expansão da dengue.

O mosquito que transmite a dengue se alimenta durante o dia e à tarde e pode crescer em quantidades muito pequenas de águas paradas. A dengue é uma doença dolorosa que também é conhecida como febre 'quebra-ossos' devido à terrível dor que causa nos ossos e articulações. Além do sofrimento humano, a dengue também pode fragilizar a estrutura dos sistemas locais de saúde durante os surtos. Estima-se que, globalmente, o custo direto e indireto da dengue é de 9 bilhões de dólares por ano.

Fonte: Extra