Pacientes que sofrem de epilepsia estão preocupados porque um medicamento usado para controlar as crises de convulsão desapareceu das farmácias. O hidantal está em falta no mercado.

Em abril do ano passado, a Anvisa suspendeu a importação de fenitoína, o princípio ativo do hidantal, de um laboratório mexicano. Os fabricantes nacionais aumentaram a fabricação da substância para dar conta da demanda dos laboratórios brasileiros.

m outubro, a Sanofi, fabricante do hidantal, divulgou um comunicado. Estava deixando de produzir temporariamente o medicamento, pois faltava fenitoína. No mês seguinte, em um novo comunicado, a empresa disse que iria retomar a produção do hidantal, mas o abastecimento só deveria ser normalizado no primeiro semestre de 2016.

[pA equipe do Jornal Hoje ligou para as farmácias em busca do hidantal e da fenitoína, medicamento fabricado por outros laboratórios. A produção conseguiu apurar que o hidantal e a fenítoina também estão em falta em alguns hospitais públicos e farmácias populares do país.[/p]

Essa situação preocupa a Federação Brasileira de Epilepsia. "A falta desse remédio no mercado está trazendo consequências gravíssimas para todas as pessoas que fazem uso dele no Brasil. Na maior parte dos casos, vão sobrevir às crises epiléticas e poderão vir mais graves, mais prolongadas, e de mais difícil controle", afirma Maria Carolina Doretto, presidente da Federação.

A neurologista Leticia Brito Sampaio explica que nem sempre a troca do hidantal por outro medicamento funciona: "Alguns pacientes tomaram outras medicações e não tiveram controle das crises. Então, é um problema pra esses pacientes sim".

Fonte: Conselho Federal de Farmácia