Olá! Eu sou o consultor Vitor Costa e hoje quero conversar com você sobre Marketing!


Você como farmacêutico e/ou proprietário de uma Drogaria pode estar com um destes pensamentos neste exato momento:


"Vitor! Meu negócio é trabalhar com o balcão atendendo os clientes e procurar as melhores promoções para repor meu estoque"


"Quem tem que fazer marketing é o proprietário da Drogaria, não eu! "


"Já faço marketing! Sempre entrego panfletos, contrato carro de som e faço anúncios pela cidade. "


Sabemos que a cada dia que passa a tecnologia vem evoluindo e com isso, as coisas mudam muito rapidamente, e constantemente surgem novos conceitos, modelo de negócios, e formas mais eficientes e eficazes de se fazer algo. Estamos vivendo um momento onde o acesso a informação é muito fácil! Internet, Mídias como rádio e televisão estão cada vez mais acessíveis para a população o que torna os clientes mais informados e mais exigentes.


Tenho certeza que existe uma grande possibilidade de em algum momento nos últimos 3 anos você ter atendido um paciente em sua drogaria que já veio com um auto "diagnóstico" em mãos. O cliente procura os sintomas na internet e vai à farmácia "sabendo" qual medicamento comprar e de qual mal está sofrendo.


Não apenas a drogaria, mas vários outros setores estão passando por isso também, faça uma pequena reflexão, qual foi a última vez que comprou algo novo? Um celular, um carro, um eletrodoméstico! Posso apostar que em algum momento antes de fazer a sua compra você foi a internet para pesquisar sobre os produtos, ver funcionalidades, pesquisar preço e assim por diante.


Agora falando sobre marketing, como nos dias de hoje é possível se destacar da concorrência e atender a estes clientes?



A resposta para estas perguntas é simples: INFORMAÇÃO


Você já vai entender sobre o que estou falando, mas antes disso, quero te fazer uma pergunta: Você já ouviu falar nos 4Ps do marketing?


Os 4Ps do marketing são 4 tópicos que devem ser observados para que seu negócio seja competitivo e tenha um marketing efetivo, um conceito que surgiu nos anos 60 e que é adaptado constantemente para as mais variadas realidades de negócios.


Os 4Ps do marketing são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Cada um desses P(s) tem uma infinidade de conceitos e ações que devem ser observados, mas este não é o objetivo deste post. Para entender melhor sobre o Tradicional 4Ps do marketing extrai do blog Luz.vc a definição de cada item, você pode ver mais neste Post


Basicamente a definição de cada item pode ser (extraído do blog Luz.vc):


a) Preço: Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc.


b) Praça ou Ponto: Refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Neste caso, pode ser on-line ou em lojas físicas. Mas também sobre os prazos de entrega e de atendimento. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias.


c) Produto: Refere-se às características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui deve-se decidir tamanhos, cores, etc. Funcionalidades de maneira geral do que está sendo oferecido.


d) Promoção: Refere-se às estratégias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratégias on-line como links patrocinados, Fanpage, quanto estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades.


Agora que você entendeu um pouco melhor o que é cada P do marketing eu gostaria de lhe convidar a fazer uma reflexão. No início deste texto conversamos sobre os clientes terem mais acesso a informação e de como estão mais exigentes com os produtos e atendimentos.


Levando isso em consideração gostaria de apresentar uma adaptação do conceito dos 4Ps de marketing que extrai do livro Gestão do Ponto de Venda. Fiz uma pequena adaptação para a realidade das Drogarias.



1. O Produto, deve virar uma Solução


O cliente procura a farmácia porque precisa de uma solução para seu o problema, está passando por algum tipo de doença ou imprevisto em relação a sua saúde. Não basta mais apenas dispensar um produto, é preciso ouvir o cliente e resolver o seu problema.



2. O Preço deve ser percebido como um Valor


Colocar o preço em um produto não é o suficiente, é preciso fazer mais do que isso, é preciso passar para o cliente a percepção de preço baixo, isso se dá, dando descontos nos produtos certos e colocando a margem de lucro de maneira satisfatória para a saúde financeira da Drogaria.


Mais do que ter um bom preço e uma boa precificação é preciso oferecer para o cliente a melhor experiência de compra possível, dando um melhor atendimento, prestando serviços diferenciados e assim por diante, desta forma, o cliente prioriza o seu estabelecimento, porque mais do que ter um preço, o seu serviço tem valor.


3.A Praça (local) não é apenas o ponto físico da drogaria, mas sim o quanto ela está Acessível.


Ter uma boa localização e uma loja preparada para vender (layout) é uma obrigação no atual mercado, mas é preciso também estar presente em outros canais de vendas como internet e telefone. Uma presença online com uma loja virtual, mídias sociais, anúncios, e no telefone tirando dúvidas dos pacientes e realizando vendas.


4. Apenas a Promoção não é suficiente, é preciso Educar o paciente/cliente.


Baixar o preço e divulgar o produto é apenas uma parte do trabalho, é preciso ensinar o cliente a usar o produto, orientando corretamente no balcão e o auxiliando na compra de perfumaria. Quanto mais informações der ao seu cliente melhor.


Você pôde perceber que com os últimos 4 tópicos abordados que o marketing não é apenas de responsabilidade do proprietário da drogaria, mas sim de toda a equipe. Todos devem estar atentos desde o momento da compra do produto com o fornecedor até o momento em que o cliente sai da loja.


Estamos vivendo a era da informação! Capacite-se e também sua equipe. Leia e relei-a este texto quantas vezes julgar necessário.


Saia da sua zona de conforto, procure se desafiar sempre para evoluir cada vez mais, encerro este texto com uma pergunta:


O que você faria se não tivesse medo?


Um grande abraço!


Vitor Costa


Fonte: Luz.vc

Imagem: Luz.vc

Livro: Gestão do Ponto de Venda