Não ter o estômago vazio quando vai tomar determinados medicamentos pode prevenir interações negativas dessa droga, como náuseas ou dores de estômago. Além disso, há fármacos que funcionam melhor com a comida, uma vez que assim o sangue os poderá absorver corretamente.

O site Medical Daily listou alguns dos medicamentos que nunca deve tomar de estômago vazio. Confirme a lista:

Antibióticos. Cada antibiótico funciona através de um mecanismo diferente, por isso a regra de comer antes da sua ingestão poderá aplicar-se a alguns, mas pode ser prejudicial para outros. Os antibióticos que devem ser tomados com alimentos incluem: amoxicilina, augmentin, e clofazimina, entre outros.

Contraceptivos orais. Tomar a pílula contraceptiva todos os dias à mesma hora é importante para a sua eficácia, mas também deve tentar tomá-la durante a refeição. Tomar a pílula com comida vai ajudar a minimizar as náuseas.

Antiácidos. Ajudam a aliviar a azia e a indigestão ao neutralizar os ácidos do estômago. É importante que os tome cerca de uma hora depois de comer ou durante a sua refeição. No entanto, se os sintomas de indigestão ocorrem à noite, tome apenas um antiácido, sem qualquer alimento.

Fármacos anti-inflamatórios não esteróides. Usados para tratar a dor, bloqueando os receptores de sinais de dor no corpo. Entre os exemplos encontram-se Naproxen, ibuprofeno ou aspirina e devem ser tomados com alimentos para evitar problemas gastrointestinais ou hemorragia no estômago e intestinos.

Analgésicos opiáceos. Reduzem os sinais de dor no cérebro. Alguns destes opiáceos são: codeína, hidrocodona, oxicodona e morfina. Para evitar náuseas e vômitos, tomar estes medicamentos à refeição pode ajudar. Os alimentos com fibra podem ser especialmente úteis para evitar a prisão de ventre.

Metformina. Este medicamento utilizado para tratar a diabetes tipo 2, condição crônica em que o corpo não consegue controlar os níveis de açúcar no sangue, deve ser tomado com comida para evitar a incontinência ou dores de estômago. Comer quando toma medicamentos para a diabetes também impede que o açúcar no sangue ‘caia’.

Fonte: Lifestyle ao Minuto