Metodologias

Estes dias estava relembrando os tempos da faculdade de farmácia! Eram aulas e aulas dentro de laboratórios, fazendo experimentos, seguindo diversas metodologias, tendo aulas das mais variadas matérias.



Não sei se você ainda está concluindo a sua graduação ou se, assim como eu, já está formado e atuando no varejo farmacêutico, mas independentemente disso, provavelmente você já deve ter tido a experiência de seguir uma metodologia.



Ao pesquisar o significado da palavra metodologia, encontrei em vários dicionários algumas definições, e dentre todas as definições que pude ver, achei uma muito interessante:



"Arte de conduzir o espírito de forma a averiguar a realidade ou a verdade. "



Sou farmacêutico e consultor do varejo farmacêutico. Especialista em Gestão de Drogarias, mas antes de ser consultor eu tive várias experiências. Trabalhei em Indústria, Drogaria e tive meu próprio negócio digital (um aplicativo).



Ter todas essas experiências me fizeram enxergar o mercado farmacêutico com outros olhos, muito além do que aprendemos na academia. Mas onde quero chegar falando sobre metodologias e minhas experiências de vida?



A relação é simples!



Você, durante vários anos, utilizou diversas metodologias, seguiu diversos métodos para chegar em um resultado exato. Absorbâncias, níveis de ativos em medicamentos, testes de qualidade de água, contaminantes em alimentos e vários outros testes seguindo metodologias. Ao final dos procedimentos orientados na metodologia, você obtinha os números exatos (ou bem próximos do real) do que estava procurando ou tentando identificar.



O problema da grande maioria dos farmacêuticos é que ao sair da faculdade e receber o diploma, eles esquecem o quanto eram analíticos e o quanto seguiam metodologias para ter um resultado mais exato.



As metodologias não servem apenas para fazer experimentos ou identificar compostos, você pode aplicar as metodologias onde bem entender! Você pode aplicar uma metodologia para almoçar, para tomar banho, para estudar, para controlar sua vida financeira e, por que não, uma metodologia para gerir sua carreira e seu negócio?



Entende onde quero chegar? Ficamos vários anos seguindo metodologias que na grande maioria das vezes não utilizamos no nosso dia-a-dia, mas não aproveitamos o conceito da metodologia ("Arte de conduzir o espírito de forma a averiguar a realidade ou a verdade. "), para usar em outras áreas de nossas vidas.



Desta forma, levamos nossa vida financeira, nossa carreira e negócios de uma forma empírica e sem um método específico para se chegar em um lugar exato. E é sobre isso que quero lhe alertar com este texto.



Quais são suas metodologias? Na sua carreia, no seu negócio, na sua vida financeira... O que você usa para saber se seus resultados estão ou não satisfatórios? Você vive empiricamente ou tem métricas que vão lhe guiar para o caminho certo? Quais são os seus métodos?



Pense nisso, busque suas metodologias para as áreas da sua vida e seja analítico sempre! Os fatos e os números nunca mentem.

Um grande abraço, Consultor Vitor Costa.


Fonte: Vitor Costa