Confira as suspensões realizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa nos últimos dias

Lotes de anticoncepcional Ciclofemme® são suspensos – Após uma análise com resultados insatisfatórios, a Anvisa determinou a suspensão dos lotes 4HC83 e 4HC73, do medicamento Ciclofemme® (levonorgestrel + etinilestradiol), drágeas. O anticoncepcional da empresa Mabra Farmacêutica Ltda apresentou resultados insatisfatórios nos ensaios de descrição da amostra e aspecto, conforme o laudo de análise fiscal emitido pelo Instituto Adolfo Lutz (SP). A medida está na Resolução nº 1.616/2016, publicada nesta segunda-feira (20/6) no Diário Oficial da União (DOU).

Anvisa suspende produtos de limpeza sem registro – A Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso de todos os produtos fabricado pela empresa TMQ Indústria Química LTDA – EPP. A determinação ocorreu porque o produto não possui registro, notificação ou cadastro na Anvisa. Além disso, a empresa não detém Autorização de Funcionamento. A medida está na Resolução RE 1.561/2016, publicada nesta sexta-feira (17/6) no Diário Oficial da União (DOU). A Agência também suspendeu a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Polli Brilho Cloro. O produto é fabricado pela empresa Trento Indústria Química de Ceras e Velas Ltda, e não tem registro na Anvisa. A medida está na Resolução 1.563/2016 publicada nesta sexta-feira (17/6) no Diário Oficial da União (DOU). A Anvisa determinou, ainda, a suspensão da fabricação, divulgação, comercialização e uso do saneante Inset Mofo. O produto é fabricado pela empresa Indústria Oriental Ltda, e não tem registro na Anvisa. A medida está na Resolução 1.564/2016 publicada nesta sexta-feira (17/6) no Diário Oficial da União (DOU). Leia as Resoluções citadas acima.

Anvisa suspende lote de álcool gel sem registro – A Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição e comercialização e uso do produto Álcool Etílico Gel 70 GL. O produto é fabricado pela empresa Verdes Mares Indústria Química Ltda– EPP. O álcool não tem registro na Anvisa. A Agência determinou que a empresa promova o recolhimento do produto. A medida está na Resolução nº 1.562/2016, publicada nesta sexta-feira (17/6) no Diário Oficial da União (DOU).

Lote de anestésico é suspenso – Após resultado de análise, a Anvisa determinou a suspensão do lote 15060568 do medicamento Cloridrato de bupivacaína + glicose, solução injetável, fabricado por Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda. O lote do anestésico apresentou resultados insatisfatórios para os ensaios de Determinação de Endotoxinas Bacterianas, acima do limite máximo permitido. A medida está na Resolução RE 1.570, publicada nesta sexta-feira (17/6) no Diário Oficial da União (DOU).

Lotes de antisséptico e anti-inflamatório são suspensos – Após um desvio de qualidade, a Anvisa determinou a suspensão do lote R1503603 do Digliconato de Clorexidina 2%, 100ml, marca Riohex 2% com tensoativo, da empresa Indústria Farmacêutica Rioquímica Ltda. A solução é indicada como antisséptico tópico de uso pré-operatório e apresentou uma alteração na cor do produto. Anti-inflamatório: Uma reprovação no teste de aparência também motivou a suspensão do lote 15060517 do anti-inflamatório Ariscorten® (succinato sódico de hidrocortisona) 100 mg, com validade até maio de 2017, da empresa Blau Farmaceutica S/A. Ao notar os desvios, as empresas enviaram comunicado de recolhimento voluntário e a Agência determinou a suspensão dos medicamentos citados. Diante disso, as fabricantes devem promover o recolhimento do estoque no mercado. Confira as Resoluções 1.545 e 1.546, publicadas nesta segunda-feira (13/6) no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: Anvisa

Fonte: Farmacêutico Márcio Antoniassi

Fonte da imagem: Farmacêuticas