O spray nasal é tão efetivo quanto a vacina tradicional na prevenção da gripe. A conclusão é de um estudo conduzido pela Associação Americana de Médicos publicado recentemente na revista científica Annals of Internal Medicine. Para chegar a essa conclusão, Mark Loeb, da Universidade McMaster, no Canadá, e sua equipe selecionaram 4.611 crianças que viviam em comunidades isoladas de cidades e vilas em Alberta e Saskatchewan, no Canadá. Destas, 1.186 receberam o spray nasal e 3.425 a tradicional. Os resultados mostraram que a proteção direta e comunitária foi semelhante para os dois tipos de vacina.

Esses resultados são importantes porque um estudo publicado anteriormente havia mostrado que as crianças e adolescentes que receberam o imunizante tradicional tinham uma probabilidade 63% menor de pegar gripe em relação àqueles que receberam o spray. Isso fez com que o Comitê Consultivo para Práticas de Imunização do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (ACIP, na sigla em inglês) recomendasse a retirada desse tipo de imunizante na próxima temporada de prevenção.

Por outro lado, outros estudos haviam mostrado que o spray nasal confere melhor proteção para crianças pequenas do que a vacina tradicional. Para Loeb, embora os resultados não mostrem a superioridade do spray nasal em relação a padrão, eles comprovam que ambos têm um efeito semelhante, o que difere dos dados da ACIP e abre caminho para uma revisão da recomendação atual. Trata-se, portanto, de uma ótima opção para quem tem medo de agulhas. O spray nasal ainda não está disponível no Brasil.

Fonte: Veja

Fonte: Farmacêutico Márcio Antoniassi

Fonte da imagem: Veja