Pacientes que não tiveram respostas adequadas com os tratamentos ofertados poderão ter acesso ao citrato de tofacitinibe. Pessoas com artrite reumatoide poderão contar com mais um medicamento para tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). A incorporação do citrato de tofacitinibe ao rol de medicamentos disponibilizados para a população foi realizada nesta quinta-feira (02) com a publicação no Diário Oficial da União.

O tofacitinibe é o primeiro medicamento com administração oral para o tratamento da artrite reumatoide incorporada ao SUS. A indicação do medicamento é direcionada a pacientes adultos com artrite reumatoide ativa, moderada a grave, com resposta inadequada a um ou mais medicamentos modificadores do curso da doença. Sua administração por via oral, trará maior comodidade posológica, possibilitando maior adesão ao tratamento. O SUS tem até 180 dias para disponibilizar o medicamento a todo o País.

A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune, inflamatória, sistêmica e crônica. No Brasil, um estudo de 2004 mostrou prevalência de 0,46%, representando quase um milhão de pessoas com essa doença. A incidência da doença artrite reumatoide aumenta com a idade e o maior pico é entre os 30 e 50 anos. O sexo feminino é o mais acometido pela doença, cerca de duas a três vezes em relação ao sexo masculino. Se não forem tratadas, 20 a 30% das pessoas com artrite reumatoide ficam permanentemente incapazes de realizar suas atividades, após três anos do diagnóstico.

CONITEC – Responsável pela indicação de novas tecnologias ao SUS, a CONITEC, ao analisar uma nova tecnologia, sempre leva em consideração a eficácia e segurança em comparação com as alternativas já contempladas, bem como com o impacto orçamentário gerado pela incorporação e com a experiência internacional na utilização desse medicamento. A população pode acompanhar todos os processos de incorporação de novas tecnologias no SUS pelo site da CONITEC e também por meio de aplicativo nas versões Android e IOS.

Acesso – No Brasil, o Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica (PCDT) do Ministério da Saúde, atualizado em 2015, estabelece o tratamento da Artrite Reumatoide. Dentre os medicamentos disponibilizados pelo SUS para tratamento da artrite reumatoide, destacam-se: Adalimumabe, Cerolizumabe pegol, etanercepte, infliximabe, golimumabe, abataecepte, rituximabe e o tocilizumabe.

Fonte: Ministério da Saúde

Fonte: Farmacêutico Márcio Antoniassi

Fonte da imagem: Farmacêutico Márcio Antoniassi