O Dr. John Cannell, fundador do Conselho de Vitamina D, nos Estados Unidos, foi um dos primeiros a afirmar que a deficiência dessa vitamina pode realmente ser uma causa da gripe. Sua hipótese foi inicialmente publicada na revista Epidemiology and Infection, em 2006. Seguiu-se posteriormente outro estudo publicado no Virology Journal, em 2008. No ano seguinte, uma grande pesquisa, liderada pelo dr. Adit Ginde, comprovou que as pessoas carentes em vitamina D realmente sofrem mais com gripes e resfriados.

Para chegar a essa conclusão, o estudo foi feito com 11.000 voluntários em seis países. O grupo que consumia regularmente (todos os dias ou todas as semanas) a vitamina D tinha a imunidade mais forte e, consequentemente, menos ficava doente. Isso acontece, segundo o especialista, porque a vitamina aumenta a proteção do aparelho respiratório. Talvez seja por isso que os resfriados são mais comuns no inverno, já que no verão há exposição à luz do sol, principal fonte de vitamina D.

De acordo com os pesquisadores, a suplementação de vitamina D poderia prevenir mais de 3,25 milhões de casos de gripe somente no Reino Unido. Outro dado que prova que a vitamina D é uma estratégia mais eficaz do que a vacina é o "número necessário para tratar" (NNT). Em geral, uma pessoa será poupada de gripe para cada 33 pessoas que tomam um suplemento de vitamina D (NNT = 33), enquanto 40 pessoas precisam receber a vacina contra a gripe para prevenir um caso de gripe (NNT = 40). Ou seja, a vitamina D mostrou-se mais eficaz do que a vacina contra a gripe.

Mas, para ter uma vida saudável, você deve ir além do consumo de vitamina D. Fuja, por exemplo, de uma dieta rica em açúcar, já que esse ingrediente dificulta o fortalecimento do sistema imunológico. Evite também alimentos industrializados, do cigarro e do excesso de bebidas alcoólicas. A melhor fonte de vitamina D é o sol, mas não abuse dele.

Fonte: Farmacêutico Márcio Antoniassi

Fonte da imagem: Farmacêutico Márcio Antoniassi