O mercado farmacêutico vem se inovando para atender as necessidades e interesses de sua demanda e busca personalizar cada vez mais o atendimento do paciente. Por isso, os profissionais da área de saúde devem se manter antenados e conhecerem as principais tendências para não ficarem para trás.

Deste modo, segue abaixo uma lista das 4 principais tendências da indústria farmacêutica relacionadas ao cliente e ao ambiente corporativo:


  • 1- Farmacogenômica: Não basta conhecer as necessidades clínicas e psicológicas do paciente. Atualmente, a tecnologia possibilita a investigação de como a genética de cada um pode afetar a resposta aos medicamentos utilizados em cada tratamento, e esta é a proposta da Farmacogenômica. Trata-se da fabricação de medicamentos para perfis específicos de pacientes baseados em suas alterações genéticas similares. Portanto, o alvo da indústria farmacêutica será também reunir as características genéticas similares dos pacientes para proporcionar tratamento mais personalizado.


  • 2- Nanotecnologia: Trata-se da ciência que produz partículas em escala do nanômetro, podendo ser utilizada no mercado farmacêutico com intuitos profiláticos e terapêuticos. Algumas nanopartículas, inclusive, já são utilizadas como substâncias fotoprotetoras que previnem o envelhecimento precoce e o câncer de pele. As nanopartículas podem tratar diversos tipos de câncer, já que são levadas para dentro das células cancerígenas, podendo impossibilitar a proliferação da doença.


  • 3- Digitalização de documentos: Trata-se de um modo de evolução dentro das próprias organizações, já que a digitalização de documentos serve para organizar melhor os arquivos, ter acesso de modo mais rápido a eles, diminuir o volume de papel e, por fim, reduzir os custos para a indústria farmacêutica, além de colaborar com o meio ambiente.


  • 4- Fusão e aquisição das indústrias farmacêuticas: Desde 2015, a fusão e aquisição das indústrias farmacêuticas têm acontecido e se tornado uma realidade econômica muito interessante. Mesmo com o atual senário econômico, o setor de medicamentos continua realizando operações financeiras em busca de uma maior participação no mercado, que cresce continuamente. Em geral, as grandes empresas compram e incorporam as menores quando estas apresentam melhor tecnologia ou produtos imunobiológicos, que têm sido os medicamentos em foco nas pesquisas atuais.


Fonte de Conteúdo: Hipolabor


Fonte de imagem: Google