O Brasil tem se destacado cada vez mais no desenvolvimento de tratamentos para o combate das doenças conhecidas como negligenciadas. As doenças negligenciadas são as que fazem parte de um conjunto de doenças causadas por parasitas, vírus ou bactérias, e que são endêmicas entre a população de baixa renda.
Dois dos medicamentos de origem brasileira já entraram para a lista da Organização Mundial de Saúde (OMS) como essenciais para crianças.


Segue abaixo a lista de 5 medicamentos produzidos no Brasil (dentre os quais somente o ASMQ é uma criação exclusivamente brasileira):


  • 1- ASMQ:
    Trata-se de um antimalárico que está incluído nas listas de medicamentos essenciais da OMS para crianças e adultos, sendo o primeiro com posologia direcionada ao público infantil, mas também é eficaz para o tratamento em adultos. Ele foi lançado no Brasil em 2008 e considerado um produto inovador, composto por uma combinação de artesunato e mefloquina.



  • 2- Benznidazol:
    Esse medicamento é indicado para o tratamento da Doença de Chagas, estando também disponível em dose para o uso pediátrico. O tratamento foi registrado no Brasil em 2011 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).


  • 3- Praziquantel:
    Esse medicamento é o mais indicado no tratamento contra esquistossomose, conhecida popularmente como Doença dos Caramujos, que é transmissível e parasitária. Tal doença é considerada um dos principais problemas que acomete os países subdesenvolvidos no mundo, sendo o Brasil o mais afetado entre eles.



  • 4- Isoniazida + Rifampicina:
    Tal combinação é utilizada como tratamento no combate aos diversos tipos de Tuberculose e pode ser associada a outros medicamentos durante o tratamento.



  • 5- Dietilcarbamazina:
    É utilizado no tratamento contra a Leishmaniose, que é uma doença transmitida por um mosquito que, ao picar, introduz o protozoário na circulação sanguíneo do hospedeiro.


Fonte de conteúdo: Terra

Fonte de imagem: Fiocruz