Segundo um estudo publicado na revista científica britânica The Lancet, jovens contaminados por HIV e que passam a tomar o coquetel de remédios já conseguem atingir a uma expectativa de vida bem perto da do resto da população, alcançando os 78 anos de idade, devido aos avanços no tratamento.


Indivíduos com 20 anos e que começaram o tratamento antirretroviral em 2010 já têm uma expectativa de vida 10 anos mais alta do que a de jovens da mesma idade que se submeteram ao tratamento em 1996.


Os médicos afirmam que iniciar o tratamento cedo é crucial para atingir uma qualidade de vida melhor e por mais tempo, mas a preocupação é que infelizmente muitas pessoas ainda vivem suas vidas sem saberem que estão contaminadas pelo vírus.

Os autores do estudo, da Universidade de Bristol, disseram que o grande sucesso dos tratamentos para o HIV se deve ao surgimento de novos remédios com menos efeitos colaterais e mais eficientes em impedir a proliferação do vírus no corpo. Além disso, os remédios recentes geram mais dificuldade de resistência sobre o vírus, os exames para detecta-lo, os programas de prevenção e os avanços nos tratamentos contra os problemas de saúde gerados pelo HIV também são fatores responsáveis por uma maior longevidade dos indivíduos soropositivo ao HIV.

O tratamento antirretroviral consiste no uso da combinação de três ou mais remédios que bloqueiam o desenvolvimento normal do HIV, e estes já são considerados "uma das maiores histórias de sucesso da saúde pública nos últimos 40 anos".


Fonte de conteúdo: G1

Fonte de imagem: Google