Muito se fala sobre o uso medicinal da maconha, mas poucos sabem que ela não é a única droga que pode ser usada em tratamentos médicos. Outras drogas ilegais em nosso país, e ainda consideradas "pesadas" possuem benefícios médicos e podem ser usadas, em quantidades apropriadas, para tratar alguns males.

Segue abaixo uma lista de sete drogas que também têm seus propósitos médicos:


  • 1- LSD:
    Nas décadas de 1950 e 1960, várias pesquisas foram realizadas com o LSD pelo governo dos Estados Unidos para que ele fosse usado por soldados de guerra, mas a comunidade médica também acabou se interessando por essa droga. Alguns estudos realizados nos anos 50 constataram que o LSD é eficiente no tratamento contra o alcoolismo em até 50% dos casos. Além disso, em um hospital de Maryland, médicos ofereciam a droga para pacientes de câncer em fase terminal para diminuir a ansiedade, e um terço deles relatou que sentiram menos nervoso e dores. Já nos anos 60, o LSD foi utilizado na psicoterapia para aliviar dores crônicas, em doses até menores do que as necessárias para produzirem alucinações, sendo mais eficiente que outros analgésicos. Recentemente em Harvard, o LSD foi usado para tratar enxaquecas, com uma dosagem mínima, e conseguiu diminuir as dores dos pacientes.



  • 2- Cogumelos "mágicos"
    Os componentes desses cogumelos têm efeitos similares aos do LSD, principalmente no tratamento de enxaquecas. Uma quantidade bem inferior às que causam alucinações também já é suficiente para controlar crises, e já ocorreram casos em que pacientes passaram até 6 meses sem desenvolverem uma nova crise de enxaqueca.


  • 3- Ecstasy
    O componente que deixa os usuários dessa droga alterados também pode ser usado para tratar distúrbios de ansiedade e, além disso, seria eficiente para diminuir sintomas de Parkinson, por liberar serotonina no organismo. Vítimas de estresse pós-traumático também mostraram resposta positiva nos tratamentos com a utilização dos componentes dessa droga.



  • 4- Cocaína
    Antes de ser usada como droga ilícita, a cocaína era considerada um "remédio milagroso", utilizado para curar desde o alcoolismo até febres. Ainda que a medicina já tenha descoberto tratamentos mais seguros, a droga é usada muitas vezes como anestésico para cirurgias nos olhos, nariz e garganta, como tratamento em pacientes que sofrem de dores de cabeça severas, e a planta que dá origem à droga, que tem menos alcaloides, foi usada por séculos na medicina dos americanos nativos.


  • 5- Heroína
    A heroína já é conhecida como um dos analgésicos mais eficientes do mundo, e ainda é usada para tratar dor extrema no caso de pacientes com câncer nos ossos, por exemplo.


  • 6- Ketamina
    Trata-se de um tranquilizante de animais conhecido como "K", e já se sabe que ele pode tratar e curar depressão, até mesmo em pessoas que não obtém resultados em outros tipos de tratamento. A droga é capaz de consertar conexões no cérebro que foram prejudicadas pelo estresse crônico.


  • 7- Anfetaminas
    Essas drogas são usadas atualmente para tratarem diversas doenças, incluindo narcolepsia e déficit de atenção. Algumas pesquisas apontam que elas podem também serem eficientes no combate à obesidade, e na recuperação de pacientes que sofreram um ataque cardíaco.


Se faz MUITO IMPORTANTE enfatizar, contudo, que essas drogas são utilizadas em doses precisas e específicas para cada tratamento, e o uso indevido e sem acompanhamento médico das mesmas pode levar não somente ao vício, mas também a problemas mais graves, além do próprio fato de que elas são ilegais.


Fonte de conteúdo: Hypescience

Fonte de imagem: Google