Os suplementos de proteína não são apenas para os amantes de academias, segundo novas pesquisas da "McMaster University". Descobriu-se que uma combinação desse suplemento e de outros ingredientes em uma fórmula pronta para o consumo, quando ingerida regularmente, pode melhorar consideravelmente a força física dos idosos.

A deterioração da massa muscular e da força, que é uma parte normal do envelhecimento conhecida como sarcopenia, pode aumentar o risco de quedas, distúrbios metabólicos e a necessidade de vida assistida, dizem os pesquisadores.

"As pessoas mais velhas que fazem pouco para prevenir a progressão da sarcopenia se dirigem a um estado onde atividades diárias, como subir escadas ou levantar-se de uma cadeira, se torna muito difícil ou até impossível", diz Stuart Phillips, um dos líderes do estudo, professor do Departamento de Kinesiologia e membro do Instituto McMaster de Pesquisa em Envelhecimento.

Embora uma série de ingredientes nutricionais isolados tenham demonstrado combater a sarcopenia, esta é a primeira vez que esses ingredientes - que incluem Whey protein, creatina, vitamina D, cálcio e óleo de peixe - foram combinados e testados para este fim.

Para o estudo, publicado na revista PLOS ONE, a equipe de pesquisa recrutou dois grupos de homens de 70 anos ou mais. Um grupo tomou um suplemento nutricional à base de proteínas e vários ingredientes durante seis semanas, sem a prática de exercícios físicos, enquanto o outro tomou um placebo. O objetivo era avaliar se o consumo diário resultaria em ganhos de força e massa corporal magra.

Após essas seis semanas, os indivíduos continuaram a tomar o suplemento (e o placebo), ao mesmo tempo que realizaram um programa de treinamento de exercícios progressivos de 12 semanas, consistindo em treinamento de intervalo de resistência e alta intensidade.

"Escolhemos essa combinação de exercícios para obter um benefício máximo em termos de fitness e força muscular", disse Gianni Parise, co-líder científico do estudo. "Eu sei que muitos pensam que as pessoas mais velhas não podem fazer esse tipo de exercício, mas isso está simplesmente errado".

"Os resultados foram mais impressionantes do que esperávamos", diz Kirsten Bell, uma estudante de PhD que trabalhou no estudo.

Além disso, os resultados mostraram melhorias na deterioração da saúde muscular e força geral para os participantes que fizeram uso do suplemento, antes e depois da prática de exercícios.

Nas primeiras seis semanas, o suplemento resultou em 700 gramas de ganhos na massa corporal magra, a mesma quantidade de músculo que esses homens normalmente perderiam em um ano. E quando combinados com o exercício duas vezes por semana, os participantes perceberam maiores ganhos de força, especialmente se comparados aos que fizeram uso de placebo.

"Claramente, o exercício é uma parte fundamental nas melhorias na saúde dos indivíduos", afirma Bell, "mas estamos muito entusiasmados com os aprimoramentos que o suplemento sozinho e em combinação com o exercício foi capaz de dar aos participantes".

Os autores da pesquisa pretendem agira incluir mulheres mais velhas aos testes, além de diferentes públicos que podem se beneficiar com um suplemento destinado a melhorar a saúde muscular.



Fonte de conteúdo: MD Linx
Fonte de imagem: Google