O relatório técnico do Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM) com o título "Uso de medicamentos e medicalização da vida" foi lançado no dia 8 de abril, na sede da OPAS, em Brasília. A publicação traz recomendações e estratégias referentes a três eixos temáticos principais: medicalização da vida, uso de medicamentos em populações vulnerabilizadas e uso racional de antimicrobianos.

A farmacêutica Alessandra Russo é representante do Conselho Federal de Farmácia (CFF) no Comitê e participou da solenidade de lançamento da publicação. Também estavam presentes os integrantes da secretaria executiva do CNPURM, Alane Andrelino Ribeiro e Gabriel Gonçalves Okamoto, e representantes de entidades que formam o Comitê.

A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo coordenador de Medicamentos e Tecnologia em Saúde da OPAS/OMS Brasil, Tomás Pippo; pela diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Sandra Barros; pela gerente geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária da Anvisa, Fernanda Rebelo; e pelo coordenador geral de Monitoramento das Políticas Nacionais de Assistência Farmacêutica e de Medicamentos do Ministério da Saúde, Evandro Lupatini.

Na oportunidade, a farmacêutica Sandra Barros, diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, destacou a importância do farmacêutico: "precisamos ter o farmacêutico como um parceiro que não apenas dispensa medicamentos, mas que olha clinicamente para as pessoas, promove a farmacoterapia e amplia o acesso ao uso racional de medicamento com qualidade".

A publicação
"O recém-lançado relatório técnico do Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos é fruto do trabalho colaborativo de mais de 40 integrantes do Comitê e evidencia pautas em saúde que, por sua pertinência, precisam de fato ser trabalhadas a fim de que ações efetivas no tocante ao uso racional de medicamentos possam ser implementadas no país e revertam em melhores condições de vida e saúde para a população brasileira", comenta Alessandra Russo (CFF).

O CNPURM
O Comitê é uma instância consultiva do Ministério da Saúde e foi instituído com o objetivo de orientar e propor ações, estratégias e atividades para a promoção do uso racional de medicamentos no âmbito da Política Nacional de Promoção da Saúde. É composto por diversas instituições:


Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS),
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),
Ministério da Educação (MEC),
Conselho Federal de Medicina (CFM),
Federação Nacional dos Médicos (FENAM),
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC),
Conselho Federal de Farmácia (CFF),
Conselho Federal de Odontologia (CFO),
Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR),
Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass),
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems),
Conselho Federal de Enfermagem (Cofen),
Conselho Nacional de Saúde (CNS)/representação dos usuários,
Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS),
Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO),
Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e
Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP-Brasil).


Fonte de texto: www.cff.org.br
Fonte de imagem: panoramafarmaceutico.com.br