Colaboração envolve desenvolvimento de treinamentos online, elaboração e uma biblioteca de estudos de caso, participação em atividades de capacitação presenciais e serviços de consultoria ao ICH.

Foi publicado no portal do Conselho Internacional de Harmonização de Requisitos Técnicos para Fármacos de Uso Humano (ICH) um chamamento público destinado a instituições que desejam colaborar em ações de treinamento promovidas pelo Conselho. O ICH reúne autoridades reguladoras e associações de indústrias farmacêuticas para discutir aspectos técnicos e científicos para o registro de medicamentos.

Com a publicação do chamamento, o ICH está explorando a possibilidade de contratar organizações sem fins lucrativos que atuam na área de capacitação, a fim de apoiar no treinamento de reguladores e do setor privado. A colaboração inclui o desenvolvimento de treinamentos online, elaboração e uma biblioteca de estudos de caso, participação em atividades de capacitação presenciais e serviços de consultoria ao ICH.

Até hoje, o ICH desenvolveu mais de 60 guias relacionadas a aspectos de qualidade, segurança, eficácia e assuntos multidisciplinares. Entre eles, o Dicionário Médico para Atividades Regulatórias (MedDRA) e o sistema de submissão de registro eletrônico (eCTD).


Participação
As instituições interessadas devem cumprir os critérios de elegibilidade publicados no portal do ICH. O termo de referência e o formulário de resposta estão disponíveis para consulta e o prazo para envio de manifestações é até 3 de maio.

Dúvidas devem ser encaminhadas diretamente ao Secretariado do ICH, por meio do seguinte endereço eletrônico: training@ich.org.


Anvisa
A Anvisa foi aceita como membro regulador do Conselho Internacional de Harmonização de Requisitos Técnicos para Fármacos de Uso Humano em 2016. A decisão foi tomada em assembleia realizada no dia 9 de novembro do referido ano, em Osaka, no Japão, após recomendação positiva do comitê gestor, que reconheceu que a Agência cumpre satisfatoriamente os requisitos estabelecidos para se tornar membro.



Fonte de texto: portal.anvisa.gov.br

Fonte de imagem: exame.abril.com.br