Algumas pomadas e cremes usados para tratar a candidíase são as que contêm substâncias antifúngicas como o clotrimazol, isoconazol ou miconazol, também conhecidos comercialmente como Canesten, Icaden ou Crevagin, por exemplo.

Estes cremes aliviam a coceira na região íntima, porque ajudam a eliminar os fungos, trazendo de volta o equilíbrio dos micro-organismos que habitam normalmente a região, sem maiores prejuízos para a saúde, sendo geralmente bem toleradas.

Como usar as pomadas para candidíase vaginal
As pomadas para candidíase vaginal, devem ser aplicadas externamente, na região íntima e também no interior da vagina. Para estes cremes serem aplicados no interior da vagina, devem ser usados aplicadores especiais, que estão incluídos na embalagem juntamente com o creme.

Como usar:
Lavar e secar as mãos e a região íntima, removendo vestígios da pomada aplicada anteriormente ou da pele que possa estar soltando;

Abrir a embalagem da pomada, acoplar o aplicador, colocar o conteúdo da bisnaga dentro do aplicador até encher. Após cheio, desacoplar o aplicador da bisnaga;

Estando deitada e com as pernas dobradas, ou sentada com as pernas bem abertas, introduzir o aplicador cheio de pomada dentro da vagina, o mais profundo possível, e ir retirando o aplicador enquanto a pomada vai sendo liberada dentro da vagina.

Aplicar um pouco de creme também na região externa, nos pequenos e grandes lábios.

A pomada para candidíase deve ser indicada pelo ginecologista, respeitando suas orientações em relação ao tempo de uso. A pomada deve ser aplicada em toda a região genital externa e também no interior da vagina, mesmo que os sintomas da candidíase desapareçam antes da data prevista.


Pomadas para candidíase no pênis
Os cremes para candidíase no homem não precisam de aplicador, mas podem ter na sua composição as mesmas substâncias que aqueles que são utilizados pela mulher.

Como usar:
Lavar e secar as mãos e a região íntima, removendo vestígios da pomada aplicada anteriormente ou da pele que está soltando;

Aplicar cerca de meio centímetro de pomada no pênis, passando o produto em toda a região, deixando agir por cerca de 4 a 6 horas e depois repetir todo o procedimento.

A pomada para candidíase deve ser indicada pelo urologista, respeitando suas orientações em relação ao tempo de uso. O produto deve ser aplicado em toda a região genital externa, mesmo que os sintomas da candidíase desapareçam antes da data prevista.

Para quem sofre de candidíase crônica, o uso de pomadas para candidíase podem não ter efeito, pois a Cândida pode se tornar resistente a elas. Nesse caso, o tratamento deve consistir no fortalecimento do sistema imunológico e na adoção de uma dieta pobre em carboidratos e açúcares. Em todo caso, o conselho médico é indispensável para garantir a cura da doença.

Remédio caseiro para Candidíase
Uma forma caseira de combater a candidíase, é introduzir iogurte natural na vagina, deixando atuar por cerca de 3 horas, trocando várias vezes ao dia, já que o iogurte ajuda a equilibrar o pH vaginal e contém também bactérias benéficas que ajudam a manter uma flora vaginal equilibrada.

Esta é uma ótima forma de tratar a candidíase na gravidez, já que a maioria dos medicamentos deve ser evitada nesta fase, só devendo ser utilizados sob orientação do obstetra.


Fonte de texto e imagem: www.tuasaude.com