Sistematizar um trabalho que já era desenvolvido, mas muitas vezes de maneira não tão organizada. Este foi o principal resultado obtido pela participante do curso Cuidado Farmacêutico no SUS, Ane Rosalina Trento Costa, de Goiânia (GO). Ela conta que ao participar do curso foi possível executar o "passo a passo" de implantação e prestação do serviço clínico farmacêutico na Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.


Engajada no fortalecimento do cuidado farmacêutico, desde 2018, Ane passou a fazer parte do quadro de servidores da Gerência de Assistência Farmacêutica tendo como um dos focos de seu trabalho expandir os serviços clínicos do município de Goiânia.

Ane é farmacêutica desde 2004, concluiu mestrado em Ciências Farmacêuticas em 2008, e especialização em Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, em 2012, todos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Também fez aperfeiçoamento em Farmácia Clínica pela Universidad de Chile, em 2011. Mesmo com tanto conhecimento, a farmacêutica não se eximiu de participar do curso oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia em sua cidade, entre 2017 e 2018. A formação a ajudou a apresentar o serviço de uma forma planejada para a gestão do Centro de Atenção Psicossocial, no qual Ane atuou, de 2008 a 2018, atendendo pacientes com transtornos mentais graves e persistentes.

Aprovado pelos gestores, Ane apresentou a proposta de trabalho à equipe, elaborou indicadores e fez com que o cuidado farmacêutico fosse reconhecido tanto pelos colegas profissionais da saúde, como, e principalmente, ela disse: pelos pacientes.


"O conhecimento adquirido foi aplicado tanto na forma de atender aos pacientes (ficha de anamnese, evolução de prontuários, instrumentos de rastreamento e acompanhamento, encaminhamentos etc) quanto na maneira de organizar o serviço propriamente dito (horários, agendamentos, atendimentos multiprofissionais compartilhados)", detalhou a farmacêutica clínica.

Ane ressalta que o curso abriu novas oportunidades de atuação profissional. Entre eles, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Universidade Federal de Goiás, foi possível organizar os estágios e capacitar os farmacêuticos que atuam como preceptores.


Além disso, a farmacêutica foi convidada para ministrar o módulo sobre Saúde Mental, neste mesmo curso Cuidado Farmacêutico no SUS e já percorreu diversos pólos por todo o país. "Isso tem sido um desafio, mas uma honra ao mesmo tempo. Sou muito grata e satisfeita por ter tido essa oportunidade e por fazer parte de um grupo que vem transformando e resgatando o real sentido da nossa profissão, que é o cuidado".


Fonte de texto: Cofen