A melatonina é um neuro-hormônio secretado no cérebro pela glândula pineal e é conhecida por regular o sono. A busca pela normalização dessa ação é o principal motivo para se comprar melatonina como suplemento.

A irregularidade no sono pode levar a diversos problemas de saúde e até ao envelhecimento precoce. Visto que a melatonina é um hormônio que ajuda a adormecer, seu uso é bastante indicado para quem precisa regular essa função.

Quer saber mais sobre essa substância e todos seus benefícios? Continue lendo este artigo e descubra!

O que é a melatonina e para que serve?

A melatonina é um hormônio que regula o ritmo circadiano e define o tempo para adormecer e despertar sem provocar sonolência diurna. Ele é produzido naturalmente pelo organismo, mas só começa a ser liberado depois do anoitecer, por esse motivo é chamado de hormônio do sono.

A glândula pineal é a responsável pela produção dessa substância no cérebro, a qual é ativada quando o organismo percebe a mudança do dia para a noite, ou da luz para a escuridão. Ela também é produzida nos olhos, na medula e no sistema digestivo, de onde controla os movimentos intestinais.

A maior concentração de melatonina ocorre entre 0h e 3h da manhã. Com a idade, é produzido menos hormônio, desencadeando problemas de regulação de sono e/ou de sonolência durante o dia.

Quais os benefícios da melatonina?

Além de regular o ciclo circadiano, os benefícios da melatonina incluem efeitos neuroprotetores gerais, uma vez que esse hormônio é um potente antioxidante. Ela também tem várias propriedades anticancerígenas e atualmente está sendo estudada para ajudar na luta contra o câncer de mama.

Os suplementos de melatonina ainda contribuem para a saúde dos olhos, da pele, do cabelo e na melhora do humor.

Há contraindicações?

Considerando os possíveis efeitos colaterais da melatonina, especialmente em pessoas que fazem uso de outros medicamentos, a comunidade médica recomenda a máxima atenção nos seguintes casos:

  • doenças do fígado;
  • doenças renais;
  • doenças autoimune;
  • hipertensão;
  • epilepsia;
  • depressão;
  • presença de alguma doença de coagulação (por exemplo, hemofilia);
  • histórico de transplante de órgãos;
  • alérgicos e pessoas com hipersensibilidade à melatonina ou a qualquer um dos excipientes presentes no suplemento.

Por mais benefícios que tenha a melatonina não é recomendada para todas as pessoas. Existem algumas condições em que ela deve ser evitada, tais como:

  • pessoas hipertensas;
  • grávidas e lactantes;
  • crianças e adolescentes, especialmente porque há efeitos sobre outros hormônios, podendo interferir no desenvolvimento;
  • diabéticos, visto que o açúcar no sangue pode aumentar com o uso dessa substância.

Comprar melatonina ajuda a emagrecer?

Muitas pessoas procuram saber se vale a pena comprar melatonina para emagrecer. Para esse caso, vale analisar alguns pontos.

A melatonina ajuda na produção de leptina, hormônio que tem o efeito de aumentar a sensação de saciedade e de promover a absorção de proteína ingerida à custa de gordura, além de regular a secreção de insulina.

Em outras palavras, é bastante possível que comprar melatonina para emagrecer pode ajudar, pois esse hormônio é essencial para controlar o ganho de peso, além de proporcionar diversos outros benefícios para a saúde. Isso explica porque o sono regular é essencial para uma dieta de emagrecimento bem-sucedida.

Por outro lado, uma interrupção de sua produção pode causar resistência à insulina, favorecendo o diabetes e o armazenamento de gorduras.

Como a melatonina deve ser tomada?

De modo geral, a melatonina é encontrada em forma de cápsulas. A dose recomendada é de 2 a 10 mg por dia, que é a quantidade suficiente para aumentar esse hormônio em até 20 vezes o seu nível normal.

A indicação é que ela seja tomada todos os dias no mesmo horário, pois isso ajuda ainda mais a regular o sono e a repor o hormônio de forma correta.

Porém, mesmo se tratando de um suplemento natural, é importante consultar um médico antes de tomá-lo, pois podem ocorrer alguns efeitos colaterais indesejáveis pelo uso indevido, como enjoo, vertigem, dor de cabeça e sonolência diurna.

Fonte image: Google

Matéria: Yooper