O farmacêutico Fabricio Pagani Possamai relata que o conhecimento adquirido no curso Cuidado Farmacêutico no SUS foi primordial para obter as bases e a segurança necessárias para implantação de serviços clínicos no município de Içara, em Santa Catarina. "A comunidade está muito satisfeita com os atendimentos dos farmacêuticos e com as importantes intervenções realizadas na saúde dos pacientes, com a participação dos demais profissionais de saúde do município".

Fabricio participou da capacitação oferecida gratuitamente pelo CFF, em Criciúma (SC), entre 2017 e 2018. Ele conta que a realização do curso Cuidado Farmacêutico incentivou os farmacêuticos do município para a realização dos serviços clínicos, por meio da inclusão destas ações nos quesitos das supervisões realizadas periodicamente pela Regional de Saúde de Criciúma, especialmente nos serviços de Assistência Farmacêutica dos municípios da região Carbonífera. Municípios como Criciúma, Orleans e Siderópolis iniciaram ações da clínica farmacêutica.

O farmacêutico desempenha sua função no município de Içara, no período matutino, e na 20ª Gerência Regional de Saúde de Criciúma da Secretaria de Estado da Saúde, no período vespertino, além de ser professor universitário, à noite, na faculdade de Farmácia da Escola Superior de Criciúma (Esucri). "Em Içara, ainda, realizamos uma parceria entre a Farmácia Municipal e o curso de Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), para participação de acadêmicos, estagiários e professores na clínica farmacêutica, onde montamos duas salas de atendimento privativo e uma sala de estudos".

Ou seja, a participação no curso contribuiu ainda com a união e integração entre os colegas farmacêuticos que também participaram do curso naquela região do Estado. "Criamos um ambiente favorável de estudo e de união entre os farmacêuticos do SUS. Hoje, muitas situações são resolvidas entre um município e outro apenas pelos contatos que mantemos por aplicativos de troca de mensagens", explica Fabrício.

De acordo com o farmacêutico, todo o trabalho realizado em Içara se concretizou em virtude do trabalho da equipe de funcionários da Assistência Farmacêutica do município, da parceria com o curso de Farmácia da Unesc e do apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Ele também atribui a realização à capacitação, que contribuiu com o planejamento e a estruturação do serviço clínico farmacêutico que, de acordo com ele, no setor público, requerer tempo para organização, aquisições por meio de licitações de materiais e equipamentos. "Na região, houve um grande avanço dos serviços de farmácia pública, na qual vários municípios investiram em novas estruturas, contratação de farmacêuticos e, inclusive, maior disponibilidade de medicamentos básicos".

Como resultado, toda essa reestruturação transformou também a visão da comunidade e dos demais profissionais de saúde da rede municipal, explica Fabrício, aproximando o serviço da assistência farmacêutica. Fabricio Pagani Possamai é farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Gestão Pública, Saúde Humana/Poluição do Ar e Metodologia do Ensino Superior na Área da Saúde, mestre em Ciências Ambientais pela Unesc, e Doutor em Farmácia, pela UFSC.

Fonte de texto: www.cff.org.br