Farmacêutico participa de estudo de avaliação econômica do uso do Aripiprazol no tratamento da esquizofrenia

O estudo Economic evaluations on the use of aripiprazole for patients with schizophrenia: A systematic review, realizado por um grupo de profissionais brasileiro foi publicado recentemente no Journal of Clinical PharmacyTherapeutics, uma revista britânica conceituada na área da farmácia clínica, com fator de impacto 2,167. O artigo faz uma avaliação econômica do uso do Aripiprazol no tratamento da esquizofrenia. O farmacêutico Tácio de Mendonça Lima é um dos integrantes da equipe. Ele nos explica os detalhes do trabalho.

O grupo é formado por quantos profissionais e de que áreas? Onde vocês trabalham?

Somos em 4 pessoas.

- Iara Carolina Barbosa Henrique: Farmacêutica. Trabalha no setor de farmacovigilância em uma indústria farmacêutica

- Tácio de Mendonça Lima: Professor Adjunto da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Trabalha nas áreas de farmácia clínica, gestão farmacêutica e avaliação de tecnologias em saúde.

- Daniela Oliveira de Melo: Professora Adjunta do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo. Trabalha na área de avaliação de tecnologias em saúde, especialmente na avaliação de guias de prática clínica.

- Patrícia Melo Aguiar: Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Desenvolve diversos trabalhos na área de saúde mental, incluindo estudos epidemiológicos, qualitativos e estudos de avaliação de tecnologias em saúde.

O que os levou a dar início a esse trabalho? Explique um pouco sobre o desenvolvimento.

O trabalho iniciou por uma demanda da então acadêmica do curso de Ciências Farmacêuticas Iara Carolina Barbosa Henrique referente ao seu Trabalho de Conclusão de Curso, que se interessava pela área da farmacoeconomia. Como o grupo de pesquisa já vinha trabalhando sobre o uso do Aripriprazol em esquizofrenia e publicado recentemente outro trabalho sobre o tema na European Journal of Clinical Pharmacology intitulado Efficacysafety of aripiprazole for the treatment of schizophrenia: an overview of systematic reviews, surgiu a necessidade de continuar avaliando esta tecnologia, desta vez, com uma revisão sistemática de estudos farmacoeconômicos.

Como o artigo foi selecionado para a publicação internacional?

O processo de seleção da revista foi realizado, primeiramente, pelo editor-chefe e, posteriormente, por dois revisores cegados.

Como esse estudo pode ajudar os pacientes e/ou os profissionais da área da saúde?

O estudo mostrou uma grande limitação, em termos de número e qualidade metodológica, de estudos farmacoeconômicos sobre antipsicóticos. A maioria dos estudos selecionados nesta revisão foram financiados pela indústria ou usavam dados de pesquisas clínicas financiadas pela indústria. Geralmente os estudos econômicos financiados pela indústria costumam trazer resultados positivos para o produto da empresa patrocinadora, gerando um viés importante. Além disso, o uso quase que exclusivo de dados provindos de pesquisas clínicas reduz a aplicabilidade das análises, devido ao viés sócio-demográfico presente neste tipo de estudo. Por fim, a qualidade metodológica dos estudos, medida pelo instrumento CHEERS, foi, em geral, muito baixa. Em suma, não conseguimos chegar a respostas sobre custo-efetividade ou custo-utilidade do Aripripazol (vale a pena comprá-lo? Sob o ponto de vista de quem? Envolvendo quais gastos e ganhos?) pelos motivos citados acima. Nossa revisão contribui para os profissionais da saúde, pesquisadores e, consequentemente, pacientes, ao trazer maior visibilidade sobre os antipsicóticos e à necessidade de que mais estudos de melhor qualidade sejam realizados.

Qual a importância da participação do farmacêutico nesse tipo de estudo?

O farmacêutico tem um papel importante em estudos farmacoeconômicos uma vez que possui expertise e conhecimento construído desde a formação acadêmica, sendo fundamental para desenvolver pesquisas na área.

Fonte de texto: Conselho Federal de Farmácia