Na semana passada, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) sediou um curso de nivelamento de conhecimentos para um grupo de farmacêuticos que viajará, no mês de novembro, para a China. Durante a viagem, que está sendo totalmente patrocinada pelo governo chinês, eles farão uma imersão de 14 dias com vistas à prescrição de fórmulas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). O acordo que viabilizou a ida da delegação de farmacêuticos brasileiros à China foi firmado pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Acupunturistas (Sobrafa) e pela Associação Brasileira de Medicina Chinesa (Abramec).

A China está investindo na formação de profissionais da saúde em diversos países, para divulgar a medicina chinesa pelo mundo. Essa é uma prioridade dentro do plano de governo que reconduziu o atual presidente ao poder. Até faculdades e hospitais estão sendo montados como ocorre em alguns países da África.

"No caso do Brasil o interesse se deve à regulamentação das atribuições clínicas do farmacêutico e à regulação da prescrição farmacêutica a partir de 2013, pelo CFF, o que inseriu esses profissionais da saúde no processo de cuidado direto ao paciente. E também em razão da aprovação da Lei n 13.021/14, que mudou o conceito de farmácia no país, hoje considerada estabelecimento de saúde", comenta o presidente da Sobrafa, Paulo Varanda.

Ele explica que os farmacêuticos que farão parte da delegação foram selecionados pelas duas entidades que fazem parte do acordo, pelos seus currículos. Paulo Varanda informa que há previsão de formação de outros grupos, em função do manifesto interesse do governo chinês em contar com os farmacêuticos brasileiros na prescrição de fórmulas chinesas registradas no Brasil.

Fonte de texto: Conselho Federal de Farmácia