Qualquer medicamento embalado possui dentro a folha de bula para dar ao consumidor todas informações necessárias sobre o remédio. No entanto, há casos de pessoas que não conseguem achar de forma facilitada a informação, na qual, procura. Apesar das letras serem pequenas a tarefa de encontrar o que se deseja saber é mais fácil do que se pensa.


A bula fornece as informações necessárias para a sua aplicação terapêutica, como indicações, posologia, precauções, contraindicações, reações adversas ou uso em condições especiais. Também é apresentado um resumo dos dados clínicos, propriedades farmacológicas ou dados de segurança pré-clínica.

A composição do medicamento fica na primeira seção da bula e informa sobre as substâncias ativas e os excipientes que o compõem. Indica o nome das drogas, a quantidade em que são encontradas e a sua apresentação. As substâncias ativas são terapeuticamente ativas, enquanto os excipientes não são farmacologicamente ativos. É obrigatório incluir excipientes nas bulas, pois eles podem causar alergias ou intolerâncias em algumas pessoas.

Depois da primeira seção podemos encontrar o motivo para qual é utilizado o remédio contendo as informações sobre a forma farmacêutica em que o medicamento é apresentado, bem como sua aparência. Também explica em detalhes o grupo terapêutico ao qual a substância ativa pertence e a maneira como age no nosso organismo. Além disso, explica também as doenças para as quais foi estudada e para as quais seu uso é aprovado.


Em seguida, mas não menos importante, de forma fácil está a informação sobre o que você deve saber antes de tomar o medicamento. Nem todas as pessoas podem usar os mesmos medicamentos. Por esse motivo, pode ser necessário tomar certas precauções ou fazer ajustes especiais, dependendo do seu caso.

Nesta seção, uma série de situações que devem ser levadas em consideração antes de usar o medicamento é especificada. Por este motivo, na bula de um medicamento, você encontrará os seguintes pontos:

"Não tome se": todos os casos em que o medicamento não deve ser usado estão listados aqui.

"Tome cuidado especial se": avisos e precauções especiais para o emprego são dados neste momento.

Uso com alimentos e bebidas: aqui é especificado se o medicamento pode ser tomado com ou sem alimentos, e também especifica se você pode ingerir bebidas alcoólicas.

Gravidez: as recomendações para uso em caso de gravidez estão detalhadas aqui.

Aleitamento: são dadas recomendações para uso em mulheres que amamentam.

Condução de veículos e uso de máquinas: é detalhado se o uso do medicamento pode afetar a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.

Uso com outros medicamentos: as interações são produzidas pela administração simultânea de um medicamento com outros. Isso pode causar um aumento ou diminuição do efeito de qualquer um dos medicamentos administrados.

Outra seção importante é o da posologia da bula em que indica a dose a ser administrada de acordo com a finalidade para a qual deve ser utilizado. Embora lhe pareça que essa dose terá pouco efeito ou mais do que o necessário, não a altere sem primeiro consultar o seu médico.

Existem medicamentos para os quais é necessário ajustar a dose, pois devem ser usados por idosos ou crianças. Também pode ser necessário ajustar a dose em pessoas com problemas renais ou hepáticos. A seção contém informações sobre como tomá-lo, bem como as informações necessárias se você tomar mais do que deveria ou se perder uma dose.

As reações adversas presentes na bula servem para indicar possíveis efeitos colaterais informando sobre as reações indesejadas que um medicamento pode produzir em nosso organismo. Geralmente nenhum efeito colateral é manifestado e, se houver, pode aparecer de forma leve. No entanto, se um efeito ou reação indesejável aparecer, entre em contato com seu médico.
No final da bula contém as informações de conservação do medicamento e detalha as condições de armazenamento em que cada medicamento deve ser mantido. É importante manter as condições recomendadas de temperatura e umidade para que mantenham sua validade.

Para maiores esclarecimentos a respeito do medicamento consultar seu médico e obter maiores informações com o farmacêutico são de extrema importância. Neste caso, se você é da área da saúde e deseja aprofundar seus estudos comece sua especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica. Obtenha dupla certificação na Monte Pascoal.


Fonte: Melhor com saúde

Imagem: Bem saudavel