Algumas mulheres possuem o sonho de engravidar, porém, em muitos casos a fertilidade não corresponde com a vontade da pessoa em gerar outra vida. Situações assim acontecem diariamente, mas o que muitos não sabem é que existem plantas medicinais que são eficazes e trazem benefícios para a fertilidade feminina. É o caso do uxi amarelo e unha de gato.


O Uxi Amarelo é conhecido como axuá, pururu, Uxi, Uxi-suave, Uxi-Pucu e é muito usado para o tratamento de inflamações no útero, e também serve como complemento alimentar. A planta possui nome científico de Endopleura Uchi. O uxi pode ser encontrado em feiras abertas, mercados, lojas de produtos naturais e até mesmo em forma de cápsulas.

Os povos indígenas reconhecem o uxi como tratamento para curar a infertilidade feminina, eliminando problemas uterinos como cistos, endometriose e polimerização de ovários policísticos.

Essa planta medicinal tem origem na região da Amazônia em lugares específicos, no qual, varia para o Pará penetrando no estado do Amazonas. O Uxi amarelo costuma crescer em solos argilosos ou montanhosos, arenosos e bem drenados. A árvore tem uma casca grossa e madeira vermelha escura, com frutos em forma de vagem. Já no seio da floresta, é sempre encontrado outros da mesma espécie.

Pesquisadores da área farmacêutica buscaram estudar e descobrir seus efeitos benéficos para a saúde. A planta medicinal já era conhecida pelos índios a muitos anos, antes mesmo da descoberta do Brasil, a árvore era conhecida pelos índios, sendo usada para tratar vários problemas de saúde.

O Uxi Amarelo é consumido em forma de chá, feito da casca da árvore, e, no caso de miomas e cistos, recomenda-se tratar junto com a unha de gato, tomando meio litro de Uxi Amarelo pela manhã e meio litro de chá de Unha de gato à tarde, de acordo com a tradição popular. O tratamento com chá de unha de gato ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ajuda também a tratar o câncer.

De acordo com a medicina popular, o uxi amarelo é indicado para distúrbios relacionados ao ciclo menstrual, para o tratamento de inflamações uterinas, hemorragias, miomas e cistos, servem também para aliviar infecções do trato urinário. Até o momento o que se sabe é que a planta possui substâncias antivirais anti-inflamatórias e antioxidantes que atendem ao benefício de pessoas com inflamação ou problemas uterinos.

Já em relação a Unha de Gato (Uncaria tomentosa) se trata de uma árvore das florestas tropicais da Amazônia e da América Central. Mas seu nome é derivado dos espinhos no formato de gancho que se assemelham às unhas de um gato. A casca e a raiz dessa planta medicinal são usadas há séculos pelos sul-americanos como remédio para a artrite e para tratar distúrbios digestivos, como gastrite e úlceras estomacais.

Apesar dos benefícios da unha de gato seu consumo pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas como náusea, dor de cabeça, tontura, diarreia, vômito e pressão arterial baixa. A maioria dos casos de problemas do tipo são resolvidos por conta própria interrompendo o tratamento.

A unha de gato também pode retardar a coagulação do sangue, levando a contusões e sangramentos fáceis (principalmente em pessoas que tomam anticoagulantes). O ideal é interromper o tratamento por pelo menos duas semanas antes da cirurgia para evitar sangramentos excessivos. Conversar com seu médico antes de usar a unha de gato é essencial.


Se você gosta de assuntos ligados a área farmacêutica e deseja prosseguir com seus estudos comece agora sua especialização na Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e se destaque no mercado profissional.



Fonte: Mil dicas de mãe

Imagem: Freepik