Com o aumento nos casos de coronavírus pelo Brasil e pelo mundo muitas pessoas buscam formas de se prevenir da doença com o uso de álcool gel nas mãos ou lavando sempre que possível com água e sabão além de fazerem uso das máscaras no rosto. No entanto, as máscaras devem ser obrigatoriamente usadas sempre que as pessoas saem de casa?

Para esclarecer essas dúvidas o infectologista Celso Granato, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica como e quando usar as máscaras, durante a pandemia de coronavírus. Ele esclarece que a máscara só deve ser usada por pessoas que estão doentes. "Aquela fase das primeiras semanas, os primeiros dez dias seria interessante que ela (a pessoa) usasse máscara para evitar que disseminasse o vírus no ambiente. Se não (usar) aumenta as chances de passar para outra pessoa, especialmente se precisar sair de casa", comenta.

Outra dúvida que as pessoas costumam ter é se a máscara protege as pessoas que não estão doentes de ser contaminadas. No entanto, o infectologista responde que não há nenhuma evidência de que a máscara proteja quem a usa no rosto. Celso Granato, ainda diz que o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas não usem a máscara porque ela não protege as pessoas nessas circunstâncias, somente aquelas que vão estar muito próximas de quem está doente. "A pessoa acha que ao usar a máscara não precisa fazer mais nada, então ela deixa de tomar cuidado com coisas que ela devia fazer" afirma.


O uso da máscara, então, é recomendado para quem tem contato próximo com pessoas doentes e também para os profissionais da saúde que ao fazer exames mantém contato próximo com o paciente devido a necessidade de colher material. O infectologista explica que durante esse procedimento de coleta pode acontecer de o paciente espirrar ou tossir por isso que é tão importante o uso desse acessório no rosto.


No momento do uso é imprescindível que a máscara seja colocada de forma correta. "É importante que ela cubra o nariz e a boca completamente, e fique próxima da bochecha, bem ‘justinha’ e amarrada atrás da cabeça para que evite que o ar espalhe" explica o infectologista. Além disso, ele esclarece que a duração da máscara é em torno de duas horas porque o ar que a gente respira é úmido e o tempo com a máscara faz com que a mesma de certa forma molhe e com isso perde o efeito de evitar a contaminação do vírus.


O infectologista finaliza dando a dica de sempre tirar a máscara de trás para frente, dobrar bem, jogar fora e em seguida lavar bem as mãos. "Ao tirar a máscara você contamina sua mão com o material que estava grudado nela, com aquela ‘águinha’ (água) que estava ali. Então quando você tira a máscara de traz para frente primeira coisa a fazer é lavar as mãos. Se for impossível fazer isso álcool em gel", explica.


Se você faz parte da área farmacêutica e deseja ampliar seu conhecimento. Faça sua pós graduação na Monte Pascoal. Escolha a especialização que mais combina com você e aprimore seus estudos.



Fonte: Bem Estar

Imagem: Timisu via Pixabay