Apesar de muitas pessoas terem a visão do farmacêutico trabalhando só em farmácias, drogarias e indústrias de medicamentos, esses profissionais da saúde também podem atuar no setor de alimentos. Por isso, entenda porque os farmacêuticos podem estar inseridos nesse campo de atuação e quais são as áreas dentro do setor alimentício.


Quando se trata de saúde sabemos que é algo multifatorial e, dessa forma, diversos fatores são responsáveis por interferir em sua manutenção, desde os produtos, no qual, usamos e que estão frequentemente em contato com nosso corpo, como pomadas, cremes e sabonetes, aos medicamentos que utilizamos e, principalmente, os alimentos que ingerimos.

Nesse sentido, para garantir a saúde de qualidade em todos os seus âmbitos para a população, o farmacêutico é capacitado para trabalhar em todas as áreas que interferem na saúde das pessoas, como farmácias e drogarias, indústrias de medicamentos, cosméticos e alimentos.

Vale ressaltar também que o setor alimentício encontra-se com enfoque nos profissionais farmacêuticos, pois, reconhecem a importância dos alimentos para a saúde humana, visto que a alimentação além de suas funções nutricionais básicas, também participam na prevenção de muitas doenças, como os chamados alimentos funcionais.


Atividades exercidas pelo profissional farmacêutico dentro da área de alimentos


Bromatologia


A palavra bromatologia é derivada do grego "broma" que significa alimento e "logos" que significa ciência. Portanto, bromatologia é a ciência que estuda os alimentos. Sua finalidade é analisar os alimentos de forma detalhada, ou seja, sua composição química, seu valor nutricional, seu valor energético, suas propriedades físicas e químicas, quais são seus efeitos no organismo, verificar se estes alimentos estão contaminados com elementos tóxicos (como metais pesados) ou microrganismos inoportunos, se contém aditivos, ou qualquer outra substância que possa alterar a qualidade do alimento.


Sendo assim, o farmacêutico bromatologista trabalha em diversos segmentos do setor alimentício, desde o controle de qualidade dos alimentos, até o melhoramento e do armazenamento.

Controle de qualidade de alimentos


Nesse quesito, o farmacêutico é capacitado para fazer análises microbiológicas, físico-químicas e centesimais, e garantir boas práticas de fabricação nos laboratórios e linhas de produção, visando proteger o consumidor de ingerir alimentos contaminados ou impróprios, e garantir a transparência do que é comercializado.

Melhoria de alimentos


Na área de melhoria de alimentos, o farmacêutico é responsável não só por desenvolver formulações para alimentos e nutracêuticos, mas também por trabalhar constantemente em pesquisas buscando inovações para esse setor.

Armazenamento de alimentos


No que diz respeito ao armazenamento de alimentos, o farmacêutico pode trabalhar avaliando qual o material mais adequado para as embalagens e quais condições de armazenamento devem ser respeitadas para uma maior durabilidade e integridade do alimento.

Se você atua na área da farmácia e deseja se especializar na área de alimentos, então, comece sua pós-graduação em Gestão da Qualidade, Produção e Higiene de Alimentos na Incursos. Amplie seu conhecimento e faça a diferença no mercado profissional.



Fonte: Farmácia Jr

Imagem: Freepik