Diversos países do mundo têm intensificado suas pesquisas na busca de elaborar uma vacina contra o Covid-19 e a Rússia talvez seja o primeiro país a iniciar a distribuição. Nesta terceira semana de julho o país anunciou a conclusão de parte dos testes clínicos para comprovar a eficácia da imunização desenvolvida por iniciativa do próprio governo.


De acordo com a agência de notícias estatal TASS, a chefe do centro de pesquisas clínicas da Universidade Sechenov, Yelena Smolyarchuk, disse que houve a conclusão da pesquisa provando que a vacina é realmente segura.


A vacina russa foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa para Epidemiologia e Microbiologia Gamalei. Segundo Alexander Gintsburg, diretor da instituição, a vacina está prevista para entrar em circulação civil entre 12 e 24 de agosto.


No entanto, essa distribuição funcionará como um teste de fase 3, já que as pessoas que receberem a vacina passarão por supervisão, informou a agência de notícias RIA. Geralmente, os testes de fase 1 e 2 verificam a segurança de um remédio antes de ir para a próxima fase, na qual, testa sua eficácia em um grupo maior de voluntários.


O intuito do Ministério da Saúde Russo é realizar os últimos testes bioquímicos da vacina e conseguir finalizar o processo até o mês de setembro, momento em que Gintsburg prevê o início da produção em massa por laboratórios privados.


Pelo mundo, das 19 vacinas experimentais contra a covid-19 em testes com humanos, só duas estão em testes finais de fase 3, sendo elas, a da chinesa Sinopharm e outra da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, que tem parte do teste realizada no Brasil. A chinesa Sinovac Biotech deve se tornar a terceira no final deste mês, e também com testes no Brasil.


Vacina da Rússia


A vacina russa está mais perto de ser distribuída porque os testes clínicos começaram em junho. A Universidade Sechenov agrupou 38 voluntários remunerados para o estudo. Parte dos integrantes já receberam alta após completar 28 dias em isolamento. A intenção do isolamento foi protegê-los e evitar outras possíveis infecções.


Os voluntários têm entre 18 e 65 anos e passaram por monitoramento por mais seis meses.


Durante o mês de junho o exército russo iniciou uma outra frente de testes clínicos da vacina. O estudo vai durar dois meses e segue em fase de andamento.


A Rússia se encontra em 4º lugar no ranking dos países com mais casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus no mundo. De acordo com a universidade Johns Hopkins, o país tem mais de 730 mil pessoas infectadas e já passou de 11 mil mortes causadas pela Covid-19.


Se você atua na área da saúde e deseja ampliar seus conhecimentos, comece sua especialização em Análises Clínicas e Toxicologia na Incursos. Aperfeiçoe suas técnicas e faça a diferença no mercado profissional.



Fonte: UOL

Imagem: Freepik