O ciprofloxacino é um antibiótico muito usado no tratamento de diversas infecções, como bronquite, sinusite, prostatite ou gonorreia, dentre outras. Normalmente, o medicamento é disponibilizado em farmácias, com nomes comerciais como Cipro, Quinoflox, Ciprocilin, Proflox ou Ciflox, ou na versão genérico. O valor pode variar entre 50 e 200 reais de acordo com a marca, forma de apresentação e tamanho da embalagem.


De acordo com o diretor do Conselho Regional de Farmácia- GO (CRF-GO), Daniel Jesus de Paula, o ciprofloxacino pertence à classe das Quinolonas, e é um bom medicamento para tratar infecções urinárias e infecções respiratórias, mas, ressalta que o ideal é ter o resultado do antibiograma antes para saber se o germe é sensível. No entanto, ele esclarece que atualmente há poucos germes que ainda são resistentes ao ciprofloxacino.


"O medicamento tem algumas restrições. Não pode ser tomado por crianças só por maiores de 16 anos, devido ao mecanismo de ação porque ele age em uma enzima chamada DNA girase ou topoisomerase do tipo IV. Acredita-se que essa enzima se confunde com a formação de outros tecidos, então, pode interferir no crescimento de cartilagem, entre outras coisas, por isso se restringe o medicamento para crianças e adolescentes" explica, Daniel.


O diretor farmacêutico também ressalta que o ciprofloxacino não pode ser usado em mulheres grávidas e no caso de animais o medicamento se mostrou teratogênico podendo provocar deficiência, principalmente, na formação óssea.


Como foi falado acima o medicamento é usado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos que são sensíveis ao ciprofloxacino, sendo indicado para os seguintes casos:

Pneumonia;

Otite média;

Sinusite;

Infecções nos olhos;

Infecções urinárias;

Infecções na cavidade abdominal;

Infecções da pele, tecidos moles, ossos e articulações;

Sepse.

Além dessas infecções mencionadas o medicamento também pode ser recomendado para prevenção de infecções em pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou para descontaminação intestinal seletiva para as pessoas que fazem tratamento com imunossupressores.

Tratamento


O médico ou farmacêutico irá indicar a dosagem certa para cada caso, mas, a duração do tratamento com ciprofloxacino irá variar de acordo com a infecção que se pretende tratar. Assim, o uso deve ser de 1 dia nos casos de gonorreia aguda não complicada e cistite, até 7 dias nos casos de infecção renal, do trato urinário e cavidade abdominal, durante todo o período neutropênico em pacientes com defesas orgânicas debilitadas, máximo de 2 meses nos casos de osteomielite e 7 a 14 dias para as outras infecções.

Efeitos Colaterais


Dentre os efeitos colaterais os mais comuns são a náusea e a diarreia. Também pode acontecer mesmo que raramente, superinfecções micóticas, eosinofilia, diminuição do apetite, agitação, dor de cabeça, tontura, distúrbios do sono e alterações do paladar, vômitos, dores abdominais, má digestão, excesso de gases intestinais, pancreatite, aumento das transaminases no fígado, da bilirrubina e da fosfatase alcalina no sangue, erupções cutâneas, coceira e urticária, dores no corpo, mal estar, febre e disfunção renal.

Se você atua como farmacêutico (a) e quer ampliar seu conhecimento e aprimorar sua forma de trabalhar, então, sua melhor escolha será a especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica na Monte Pascoal. Obtenha dupla certificação e se torne referência no mercado profissional.


Fonte: Tua Saúde e Daniel Jesus de Paula CRF: 3319

Imagem: Envato Elements