A meningite meningocócica é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal provocada pela bactéria Neisseria meningitidis. Essa bactéria contém 12 tipos de identificados, sendo cinco deles os mais comuns (A, B, C, W e Y). A infecção pode trazer sequelas e até levar a morte. Por isso, saiba mais sobre a meningite e veja como evitar.


A bactéria, na qual, causa a meningite pode ser transmitida de uma pessoa para outra através do contato direto com gotículas respiratórias como por exemplo, através de tosse, espirro e beijo.

Apesar de muitas pessoas acharem que é uma doença causada só em crianças isso não é verdade. Cerca de 10% dos adolescentes e adultos são portadores da bactéria, os chamados assintomáticos que podem transmiti-la mesmo sem adoecer.

Entre os sinais e sintomas da meningite meningocócica, estão: febre, irritabilidade, dor de cabeça, perda de apetite, náusea e vômito. É importante perceber que esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças infecciosas. Além disso, o paciente pode apresentar pequenas manchas arroxeadas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz.

Quando o quadro de infecção provocado por meningite não é tratado de forma rápida a situação pode agravar para confusão mental, convulsão, sepse e choque, falência múltipla de órgãos assim como, o risco de óbito.


No entanto, há casos de pacientes que mesmo sendo diagnosticados precocemente e com tratamento adequado, vão a óbito. Esse quadro pode acontecer com uma média de 8% a 15% dos pacientes, normalmente, dentro de 24 a 48 horas após o início dos sintomas.


Quando a meningite meningocócica não é tratada a infecção acaba sendo fatal em 50% dos casos e pode resultar em dano cerebral; perda auditiva ou incapacidade em 10% a 20% dos sobreviventes.

Como se prevenir


Uma das melhores formas de prevenir a meningite meningocócica é por meio da vacina. Outras maneiras mais simples de prevenção é evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e higiênicos.


Já existem vacinas capazes de prevenir 5 sorogrupos mais comuns no Brasil, sendo elas: a vacina contra a meningite meningocócica causada pelo tipo B, e a vacina contra os tipos A, C, W e Y. A vacina para a prevenção do meningococo B é recomendada para bebês à partir dos 2 meses de vida à adultos com 50 anos, sendo disponibilizada somente na rede privada.

A vacina para a prevenção da doença meningocócica causada pelos tipos A, C, W e Y também é recomendada na rede privada a partir dos 3 meses de idade. Nos postos de saúde, a vacina contra a doença causada pelo meningococo C é gratuita para crianças menores de 5 anos de idade e adolescentes de 11 a 14 anos.

Se você atua na área farmacêutica e sente que precisa valorizar sua carreira profissional e agregar mais conhecimento para sua vida e para seu currículo, então está na hora de se tornar um especialista na Incursos. Conheça as especializações disponíveis e escolha aquela que mais combina com você. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se destaque no mercado de trabalho.



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: Envato Elements