Nesta segunda semana do mês de agosto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento que até então só era utilizado para tratar obesidade em adultos. O Saxenda (liraglutida 3.0 mg) era usado desde 2016 e agora também pode ser indicado para jovens com obesidade a partir dos 12 anos de idade. Talvez, a autorização da Anvisa seja devido ao alto índice de crianças e adolescentes obesos no Brasil que já chegou a contabilizar 13,3 milhões.


Para se ter uma noção, o número acima é maior do que a população da cidade de São Paulo. A obesidade é reconhecida como uma doença crônica pelas principais organizações e associações médicas nacionais e internacionais, a obesidade atinge mais de 600 milhões de pessoas no mundo.


O Saxenda® é um análogo do GLP-1, hormônio que é liberado em resposta à ingestão de alimentos. Dessa forma, o medicamento age principalmente no hipotálamo, região do cérebro, regulando o apetite, diminuindo a fome e aumentando as sensações de plenitude e saciedade após a alimentação.

Estudo


Para verificar a eficácia e a segurança do medicamento nos jovens, foi realizado o estudo SCALE TEENS, no qual, avaliou os efeitos de Saxenda® em pessoas com a faixa etária entre 12 e 18 anos pelo período de 56 semanas. O medicamento se mostrou seguro para uso em adolescentes, sendo náuseas o evento adverso mais prevalente, que tendem a ser transitórias com o uso contínuo da medicação. Na reta final das 56 semanas, o grupo de adolescentes que receberam Saxenda® conseguiram cerca de 4,3% de redução no IMC, enquanto o grupo que recebeu placebo apresentou um aumento de 0,35% no IMC.

Para diagnosticar o estado nutricional de crianças e adolescentes, umas das alternativas é a tabela de escores-Z ou desvios-padrão de IMC, considerando dados ajustados para sexo e idade. Uma redução a partir de 5% do peso corporal pode ter benefícios significativos para a saúde, que incluem melhora em fatores de risco cardiovasculares e metabólicos.

Importância de tratar a obesidade na adolescência


A obesidade é uma doença que necessita de atenção e tratamento corretos, principalmente, em tempos de pandemia em que muitos jovens estão ficando mais em casa e com isso há ganho de peso e consequentemente a obesidade. Além disso, fica evidente que os cuidados precisam vir desde a juventude. Adolescentes com obesidade correm um risco maior de desenvolver problemas de saúde ao longo da vida, uma vez que 84% deles terão obesidade na idade adulta e, por isso, precisam de acompanhamento médico de longo prazo.

Da mesma forma que são em adultos, as causas da obesidade na adolescência também são multifatoriais. A doença pode ser desencadeada por fatores genéticos, endócrinos, ambientais, psicológicos e neurológicos. Sendo assim, é importante que o tratamento também seja multidisciplinar, envolvendo diversas especialidades além do endocrinologista, como nutricionista, educador físico, psicólogo, entre outros. Apenas os médicos especialistas estão aptos a avaliar e indicar o tratamento adequado para cada indivíduo.

Se você atua na área farmacêutica e quer dar um upgrade na sua carreira profissional esse é o momento de começar sua pós-graduação em Farmácia Clínica e Farmacoterapia, com ênfase em Prescrição Farmacêutica na Incursos. Amplie seu conhecimento e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: Envato Elements