O suplemento de vitamina B12 realmente pode causar espinhas em quem faz o uso, principalmente se a pessoa estiver tendência em ter mais glândulas sebáceas ou está ingerindo uma quantidade excessiva da vitamina. Esse nutriente contido na vitamina é adequado para o bom funcionamento das atividades biológicas e encontrada em alimentos de origem animal. Quando o organismo está em um nível baixo é recomendado a suplementação por via oral ou injetável.


O consumo excessivo ou sem orientação médica do suplemento de vitamina B12, há um aumento da substância no organismo e as bactérias da microbiota da pele sofrem alteração, justamente por reconhecerem grandes quantidades de glândula sebácea no nosso corpo.


Devido a essa alteração, a vitamina começa a não ser sintetizada no organismo e produz uma substância chamada porfirina, que é responsável pela produção de espinhas e processo inflamatório na pele. Geralmente os métodos injetáveis provocam mais o problema e as espinhas podem aparecer principalmente na região do tronco. Em alguns casos, também podem surgir na testa e ao redor da face.


É importante esclarecer também que pessoas que possuem a pele mais oleosa tendem a sofrer mais com espinhas, mas é muito importante receber a orientação médica, já que como todo remédio, os suplementos também têm efeitos colaterais e podem agir de uma outra forma. De qualquer maneira, caso você sinta esse sintoma, é importante conversar com o profissional de saúde que lhe receitou o suplemento, ele pode fazer um ajuste na dose ou investigar se não há nenhum outro problema.


Se você atua na área farmacêutica e sente que precisa ampliar seu conhecimento e se posicionar melhor no mercado de trabalho, então comece sua especialização no Instituto Monte Pascoal. Conheça as diversas pós-graduações que a instituição tem para oferecer e faça já sua inscrição.



Fonte: UOL

Imagem: 123RF