A empresa Novartis anunciou em março deste ano que se comprometia a doar até 130 milhões de doses de 200 mg de hidroxicloroquina com intuito de ajudar a combater a pandemia do novo coronavírus. Como prometido em maio a empresa fez a doação por meio da produção da empresa Sandoz, divisão do Grupo, incluindo o stock da Novartis de 50 milhões do medicamento.


De acordo com o artigo publicado pela Novartis, a empresa estava explorando a expansão da capacidade para aumentar o fornecimento e empenhada a trabalhar com fabricantes em todo o mundo para atender à demanda global. Até então a divisão Novartis Sandoz possuía apenas um registro para hidroxicloroquina nos EUA e buscava as autorizações regulatórias apropriadas do FDA dos EUA e da Agência Europeia de Medicamentos.

A ideia da empresa, além de conseguir as devidas autorizações, era de incluir as partes interessadas como a Organização Mundial da Saúde (OMS), para determinar a melhor distribuição do medicamento para garantir amplo acesso aos pacientes que mais precisam deste medicamento em todo o mundo. Deste modo, os pacientes que dependem do uso do medicamento não seriam afetados por causa da doação.


Após conseguir as autorizações necessárias, no dia 5 de maio deste ano a Novartis anunciou a doação com o intuito de ajudar na luta contra a Covid-19 em Portugal. O artigo elaborado pela empresa esclarece que a doação local foi possível através da colaboração da Inframed, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.


A Novartis também destaca o seguinte: "A hidroxicloroquina despertou interesse na comunidade médica após demonstrar uma resposta preliminar em pequenos ensaios clínicos, incluindo um estudo com coadministração com o antibiótico azitromicina. Para além disso, a hidroxicloroquina demonstrou atividade antiviral contra a SARS-CoV-2 em testes laboratoriais. A hidroxicloroquina é há muito utilizada no tratamento da malária e outras doenças autoimunes".


Confiantes sobre o uso da hidroxicloroquina no combate à doença Covid-19, a empresa fez um acordo com a agência americana do medicamento, a Food and Drug Administration (FDA) e prosseguiu com um ensaio clínico de Fase III para avaliar o uso de hidroxicloroquina no tratamento de doentes hospitalizados com a doença nos Estados Unidos da América.

Além disso, a Novartis anunciou um vasto conjunto de medidas para apoiar a resposta global à pandemia COVID-19, no qual, incluiu o Novartis COVID-19 Response Fund, disponibilizando 20 milhões de dólares em apoios a iniciativas de saúde pública, destinadas a ajudar as comunidades a enfrentar os desafios colocados pela pandemia.

Somente em Portugal a empresa doou 350 mil euros para ajudar conter o novo coronavírus no país, e também de maneira nomeada, doou 215 mil euros à plataforma ‘Todos por quem cuida’, uma ação conjunta da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Farmacêuticos com o apoio da APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica).


O ‘Todos por quem cuida’ tem o objetivo de assegurar que todos os profissionais de saúde trabalham protegidos e com acesso aos equipamentos e dispositivos necessários para proporcionar os melhores cuidados a todos os doentes; e 135 mil euros ao Movimento tech4COVID para compra de 100 mil máscaras para profissionais de saúde.

Se você trabalha na área da saúde sabe que o momento não está sendo nada fácil, mas é preciso estar sempre em busca de conhecimento para aprimorar as técnicas profissionais e se posicionar melhor no mercado de trabalho. Por isso, conheça a especialização em Análises Clínicas e Toxicologia da Incursos e se torne referência profissional.



Fonte: Novartis (Artigo 1) e Novartis (Artigo 2)

Imagem: 123RF