Por enquanto, a distribuição de vacinas para imunizar a população do novo coronavírus não foi estabelecida, mas, alguns países já estão se organizando sobre qual será a ordem de prioridade assim que a vacina estiver disponível no mercado. Os Estados Unidos, por exemplo, publicou uma lista com certas recomendações que podem dar uma direção sobre como vai ser a campanha de vacinação.


De acordo com a divulgação feita pelos especialistas americanos mesmo que ainda em rascunho, na primeira fase o grupo prioritário para receber a vacina deverá ser os profissionais de alto risco na área da saúde, assim como os socorristas. Depois deles deve ser as pessoas de todas as idades com problemas prévios de saúde e condições que as coloquem em alto risco e idosos que residem em locais lotados.

Na próxima fase, a vacinação deve ser estabelecida para os trabalhadores essenciais com alto risco de exposição à doença, professores e demais profissionais da área da educação, pessoas com doenças prévias de risco médio, adultos mais velhos não inclusos na primeira fase, pessoas em situação de rua que passam as noites em abrigos, indivíduos em prisões e profissionais que atuam nas áreas.

Já na terceira fase, a finalidade é vacinar os jovens, crianças e trabalhadores essenciais que não foram incluídos nas outras etapas de vacinação. Portanto, somente na quarta e última fase que toda a população será vacinada.

Se você atua na área farmacêutica e deseja fazer a diferença no mercado de trabalho e ampliar seu conhecimento, faça sua especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica no Instituto Monte Pascoal. Se torne um especialista e obtenha ao mesmo tempo dupla certificação.



Fonte: Exame

Imagem: 123RF