Os estudos na área de hematologia têm importância fundamental na área da saúde como um todo, e pensando nisso o Instituto Monte Pascoal desenvolveu a especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue, Hemoterapia e Terapia Celular, que além de garantir um conhecimento mais abrangente, dá ao pós-graduando dupla certificação. Veja o que a esta especialização tem para oferecer e saiba quais são as vantagens de ser um especialista nesta área.

A especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue, Hemoterapia e Terapia Celular, foi elaborada para servir não só aos profissionais da enfermagem ou da biomedicina, mas também os graduados em farmácia, biologia e medicina. Com duração de 380 horas, a pós-graduação oferece 25 módulos para que os alunos e alunas finalizem o curso totalmente preparados para atuar no mercado de trabalho.


A pós possui um contexto interdisciplinar com vistas a colaborar com os profissionais no desenvolvimento de conhecimentos específicos da área da hematologia clínica, citomorfologia hematológica, assim como processos de trabalho em todo ciclo produtivo do sangue em serviços de hemoterapia. A especialização também conta com gerenciamento e planejamento laboratorial, hemoderivados e produtos criopreservados, imuno-hematologia laboratorial incluindo transplante de medula óssea, fenotipagem e painel de hemácias. Dessa forma dá para perceber quanto conteúdo os (as) estudantes vão absorver em cada módulo da especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue, Hemoterapia e Terapia Celular.


De acordo com o docente, Rodrigo Luís Taminato, que ministra os módulos de Leucoses e Neoplasias Hematológicas I e II, e as aulas práticas de Citomorfologia, os pós-graduandos aprendem todo o perfil clínico, diagnóstico laboratorial e acompanhamento terapêutico dos pacientes com as chamadas doenças onco hematológicas. Além disso, os alunos e alunas da especialização aprendem na prática a citomorfologia, os detalhes dos laudos assim como a descrever os laudos, como atuar com a equipe multidisciplinar, interagir com o paciente, entre outras atribuições.


Taminato, também fala da importância de fazer esta pós-graduação no Instituto Monte Pascoal e dá ênfase dizendo que hoje em dia esta especialização não é só para aprender a fazer um hemograma completo que é um exame considerado básico, vai muito além disso. " Hoje nós temos citometria de fluxo, imunofenotipagem, citogenética molecular, biologia molecular, imunocitoquímica, citoquímica, os exames correlacionados, exames bioquímicos, sorológicos, imunológicos. Temos as centrais de transplante de medula óssea, os bancos de sangue, hemotransfusão, hemoterapia...Então ficou muito abrangente e não há muitos profissionais para trabalhar nessa área considerada de alta complexidade".

O docente finaliza dizendo que para o mercado de trabalho é fundamental que o profissional da saúde seja especialista, pois, quem possui só graduação não tem condições para estar atuando em laboratórios de análises clínicas ou no setor de hematologia. "Essas técnicas são novas e estão sendo acessíveis, no Brasil já faz, tem muitos exames que o SUS e os convênios já cobrem, porém, não tem mão de obra. Alguns hospitais têm laboratórios, equipamentos, a infraestrutura toda, mas, não tem o profissional para fazer" afirma.


A especialização do Instituto Monte Pascoal conta com um corpo docente altamente capacitado a nível de mestre e doutores (as). Os professores também possuem vasta experiência na área o que garante aos pós-graduandos um conhecimento acerca dos processos e análises feitas. A visão de mercado que os docentes possuem fazem com que os alunos e alunas da pós-graduação finalizem o curso sabendo lidar com diversas situações e até com casos considerados inusitados nas áreas de hematologia, banco de sangue, hemoterapia e terapia celular.


Está esperando o que para se tornar um especialista nesta área que é tão requisitada no campo da saúde? Comece sua pós-graduação em Hematologia Clínica e Banco de Sangue, Hemoterapia e Terapia Celular (Dupla Certificação) no Instituto Monte Pascoal e faça a diferença no mercado de trabalho.


Fonte: Instituto Monte Pascoal e Rodrigo Luís Taminato CRF: 032497

Imagem: 123RF