O número de idosos crescem a cada dia no mundo. De acordo com dados do IBGE, o Brasil já se encontra com mais de 30 milhões de pessoas na terceira idade, o que representa 14,6 da população do país. Com a quantidade considerável de idosos é preciso considerar que os mesmos necessitam de uma alimentação adequada para suas idades. Por isso, através da orientação médica e nutricional, a suplementação com probióticos pode ser um aliado nessa fase da vida.


Dessa forma, para esclarecer algumas dúvidas sobre o uso dos probióticos por idosos a médica, alergista e imunologista Ana Paula Castro, explica que não há contraindicação em relação aos probióticos e o seu uso pode fazer parte de uma vida saudável. "É uma estratégia segura para manter qualidade de vida, mas também conciliando com uma rotina de atividade física e alimentação equilibrada", explica.

O funcionamento do intestino pode melhorar com o uso de probióticos?


Verdade! "Quando o intestino está um pouco ‘atrapalhado’ ocorre o que chamamos de disbiose, que é um desequilíbrio das funções intestinais. Quando estamos mais velhos, questões nutricionais e hábitos alimentares podem levar a isso, assim, é importante ter um bom acompanhamento nutricional. O uso de probióticos ajuda nessa regulação. Além disso, é importante lembrar de fazer exames periódicos, como prevenção de câncer de cólon", esclarece a médica.


Quem toma medicamentos de uso contínuo, como para controle de hipertensão arterial, colesterol, diabetes, não podem usar probióticos porque corta o efeito do remédio?


Mentira! "Probióticos não são remédios, eles são bactérias vivas e assim chegam ao seu intestino, lá se proliferam, reequilibrando o funcionamento intestinal. Não tem nada em sua formulação que possa descompensar uma doença de base. Desse modo, vai ajudar a ter uma vida intestinal mais regulada, e com isso, garantir bem-estar", afirma Ana Paula Castro.

Idosos (as) que costumam ter diarreia podem se beneficiar com o uso de probióticos?


Verdade! De acordo com a médica, Ana Paula, a diarreia significa que há pequenos processos infecciosos e certas intolerâncias alimentares e por isso os probióticos podem servir para ajudar a regular o intestino, pois, a flora intestinal passa a se reequilibrar. Mas, ela ressalta que se acaso os problemas com a diarreia persistirem deve ser consultado um médico.


Os probióticos são aliados na prática de exercícios físicos?


Verdade! "Pessoas que realizam atividade física precisam estar atentas à alimentação. À medida que se encantam com os esportes, precisam de uma alimentação balanceada e o intestino deve funcionar bem. O Lactobacillus rhamnosus GG têm papel na regulação intestinal. Desse modo, com uma melhor regulação intestinal haverá uma melhor circulação nessa região. Isso é de grande importância durante a prática do exercício, para que o sangue vá para o lugar certo", ressalta a especialista.

Existe um limite de idade entre idosos para o uso de probióticos?


Mentira! Segundo a médica não há esse limite de idade, até porque os probióticos são suplementos bem seguros e podem ser usados em qualquer idade, mas, faz uma observação. "Existe alguma preocupação, discreta, em relação a pessoas com comprometimento imunológico muito grave, como quimioterapias severas que atinjam o estado geral de um paciente, ou em situações de depressão imunológica bastante grave", finaliza a médica.


Se você atua na área farmacêutica e gosta de estar atento (a) em relação ao uso dos medicamentos para melhor atender as pessoas, que tal ficar ainda melhor e começar sua especialização? Faça sua pós-graduação em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica no Instituto Monte Pascoal. Seja um especialista no assunto, obtenha dupla certificação e faça a diferença no ambiente profissional.



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: 123RF