Os medicamentos fitoterápicos segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são medicamentos obtidos empregando-se, como princípio ativo, exclusivamente derivados de drogas vegetais. Dessa forma, se trata de um medicamento feito a partir de uma planta medicinal que foi industrializada, mas, apesar disso os que possuem substâncias ativas isoladas em sua composição não são considerados.

Esse tipo de medicação é utilizado em várias partes do mundo com o objetivo de prevenir e também curar diversas enfermidades. Geralmente, seu uso serve como alternativa de tratamento, no qual, substitui os fármacos sintéticos. No entanto, assim como os remédios convencionais, os fitoterápicos também necessitam do registro da Anvisa.


De acordo com a Agência o consumo de fitoterápicos e de plantas medicinais tem sido estimulado com base no mito "se é natural não faz mal". Porém, ao contrário da crença popular, eles podem causar diversas reações como intoxicações, enjoos, irritações, edemas (inchaços) e até a morte, como qualquer outro medicamento. Por isso, é importante que os fitoterápicos tenham os devidos registros estabelecidos pela Anvisa, para que possíveis problemas sejam evitados.


Dentre as plantas com maior número de registros de uso como fitoterápicos, podemos destacar o ginkgo, a castanha-da-índia, a alcachofra, a soja e o ginseng. Porém, vale ressaltar que antes de fazer uso de qualquer uma dessas substâncias medicamentosas é fundamental ter as recomendações médicas e nunca consumir sem prescrição.


Fitoterápico X planta medicinal


Segundo a Anvisa a diferença entre eles é que as plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em uma população ou comunidade. Para usá-las, é preciso conhecer a planta e saber onde colhê-la, e como prepará-la. Normalmente são utilizadas na forma de chás e infusões.

Já em relação ao fitoterápico, ocorre quando a planta medicinal passa por industrialização para se obter esse tipo de medicamento. O processo realizado na indústria evita contaminações por micro-organismos e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma certa que deve ser usada, permitindo uma maior segurança de uso juntamente com a regularização da Anvisa.

Como adquirir os fitoterápicos?


Os medicamentos fitoterápicos devem ser adquiridos em farmácias autorizadas pela Vigilância Sanitária ou também podem ser manipulados em farmácias de manipulação autorizadas pela vigilância sanitária e, neste caso, não precisam de registro sanitário, mas devem ser prescritos por profissionais habilitados. Portanto, caso veja esses produtos sendo vendidos nas ruas livremente, desconfie de sua eficácia e risco.

Se você atua como farmacêutico (a) e deseja ampliar seu conhecimento e suas técnicas profissionais, faça sua especialização em Terapia Ortomolecular e Fitoterápica "Ênfase na Prática Clínica" no Incursos. Seja um especialista no assunto e se torne referência nesta área.


Fonte: Mundo Educação e Anvisa

Imagem: 123RF