Para aprimorar a identificação de pessoas com COVID-19 a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Teste Rápido de Anticorpos SARS-CoV-2, da Roche. O teste é um imunoensaio cromatográfico destinado à detecção qualitativa de anticorpos contra o vírus da doença em soro, plasma ou sangue total. A especificidade é de 98,65% e sensibilidade de 99,03% a partir do 14º dia após o início dos sintomas.


Esse tipo de teste é realizado de forma rápida e segura, além de proporcionar maior confiança na identificação de pacientes que desenvolveram anticorpos contra SARS-CoV-2, indicando infecção anterior. O procedimento também inclui soluções moleculares, sorológicas e digitais.

O teste


Para realizar o teste é usado sangue capilar, de uma picada no dedo, para a detecção qualitativa de anticorpos contra SARS-CoV-2, apresentando resultados confiáveis, compatíveis aos exames laboratoriais, dentro de 10 a 15 minutos.


A testagem pode ser feita em locais que não dispõem de infraestrutura laboratorial ou em situações onde a coleta de sangue venoso não é adequada em crianças, idosos ou pacientes em quimioterapia, por exemplo.

"Este teste é uma nova geração de testes rápidos, mais sensível, específico e complementar aos testes laboratoriais, que fará a diferença na tomada de decisão clínica mais assertiva para fortalecer as estratégias de combate a pandemia", afirma Antônio Vergara, presidente da Roche Diagnóstica no Brasil.

Os testes que detectam as respostas dos anticorpos contra o SARS-CoV-2 serão essenciais para dar suporte ao desenvolvimento de vacinas e, também, para entender a taxa e a disseminação da infecção entre as populações.

Se você atua na área farmacêutica e deseja melhorar suas técnicas profissionais e se posicionar melhor no mercado de trabalho, matricule-se na especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica "Dupla Certificação" no Instituto Monte Pascoal. Obtenha dupla certificação e se destaque no meio profissional.



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: 123RF