É notório que o consumo de medicamentos teve alterações neste ano devido aos diversos acontecimentos na área da saúde, no Brasil e no mundo. Dessa forma, a indústria de medicamentos genéricos marcou aumento de 14% na quantidade de fármacos vendidos de janeiro a agosto, tendo em vista o número de unidades comercializadas no mesmo período do ano passado.


O levantamento sobre as vendas de genéricos foi realizada através da PróGenéricos, associação do setor, tendo como embasamento os dados da Iqvia, responsável por auditar o varejo farmacêutico do país.


Além disso, a análise do faturamento realizada aponta que os genéricos atingiram o valor de 7,6 bilhões neste primeiro semestre, e essa quantidade representa um crescimento de 20% na mesma base de comparação.


Esse desenvolvimento mais elevado no faturamento do que nas unidades pode ser reflexo de alta nos preços dos remédios, de acordo com executivos do setor farmacêutico. Segundo a PróGenéricos o resultado se deve, em grande parte, ao crescimento da participação de medicamentos de maior valor agregado na cesta de consumo.

Se você atua na área farmacêutica e deseja ampliar seu conhecimento para melhor atender seu público alvo, comece sua especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica "Dupla Certificação" no Instituto Monte Pascoal. Seja um especialista no assunto e obtenha dois certificados em menor tempo. Se torne referência no meio profissional.



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: 123RF