Acidentes podem acontecer com qualquer pessoa em qualquer hora do dia, por isso estar preparado para lidar com situações de emergência é fundamental. Queimaduras, intoxicações e engasgos, por exemplo, são ocorrências que exigem socorros imediatos. Por isso, o cardiologista da BP (A Beneficência Portuguesa de São Paulo), Dr. Alexandre Soeiro, explica como se deve socorrer pessoas em diversas situações.

Queimaduras


Toda vítima deve receber atendimento médico, por mais simples que seja.

É necessário aplicar água corrente na temperatura ambiente no local e, em caso de formação de bolhas, mantê-las intactas. Não aplicar gelo, pastas ou pomadas. Já em lesões muito extensas, é preciso acionar sempre o serviço médico de emergência.

Intoxicações


Deve-se entrar em contato com o serviço médico de emergência imediatamente, pois cada substância pode ter um tratamento específico. Não usar leite ou água para dar a pessoa intoxicada sem orientação médica.

Picadas de insetos


Dependendo do inseto, procurar atendimento médico de urgência.

Em acidentes por picadas de abelhas, deve-se retirar o ferrão.

Se possível, levar o inseto para identificação. Realizar compressas frias no local. Lavar a região com água e sabão.
Não realizar torniquete, furar, cortar, queimar, espremer, aplicar substâncias ou fazer sucção local.

Engasgo


É indicado estimular tosse do paciente.

Realizar compressão abdominal em vítimas acima de um ano de idade que estejam conscientes.

Caso esteja inconsciente, acionar serviço médico de emergência e iniciar manobras de reanimação cardiopulmonar.

Fraturas


Manter o membro afetado em repouso. Imobilizar as articulações acima e abaixo da lesão.

Jamais tentar endireitar a fratura. Se for fratura exposta, cobrir o ferimento. Levar a vítima para atendimento médico urgente.

Desmaio


Ajudar a vítima a deitar no chão e esperar que se recupere. Caso a recuperação não aconteça, é necessário acionar o serviço médico de emergência.

Convulsão


Durante a convulsão, proteger a vítima de possíveis objetos que possam causar lesões.

Não abrir a boca da vítima ou tentar colocar qualquer objeto. Após a convulsão, manter a vítima com a cabeça lateralizada para poder respirar bem.

Se você atua na área farmacêutica e deseja aprofundar seus estudos e melhorar suas técnicas profissionais, matricule-se na especialização em Análises Clínicas e Toxicologia do Instituto Monte Pascoal. Aperfeiçoe seus métodos e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: 123RF