A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, e seu uso é indicado após sexo desprotegido, em caso de alguma falha com o anticoncepcional ou ruptura da camisinha. Sua serventia é impedir uma gravidez indesejada e inibir a ovulação. No entanto, a pílula não funciona como método abortivo e não tem eficácia caso o espermatozoide já tenha fecundado o óvulo. Saiba mais sobre o uso desse contraceptivo oral e tire todas as suas dúvidas.

Tipos de pílula


O consumidor pode encontrar nas farmácias e drogarias dois tipos de pílulas do dia seguinte, sendo, com um comprimido composto de 1,5 mg de levonorgestrel ou uma cartela com dois comprimidos compostos de 0,75 mg da substância em cada um. Mas, essa diferença de quantidade não influencia, pois, o total da dosagem é o mesmo entre os dois tipos.


Efeitos colaterais


O uso do contraceptivo pode causar certos efeitos colaterais na mulher, tais como: diarreia; dor de cabeça; vômitos e náuseas; cansaço; dor abdominal; sangramento fora do período menstrual; sensibilidade nos seios; menstruação irregular, atrasando ou adiantando o período.

Contraindicações


Esse contraceptivo emergencial não é recomendado durante a amamentação, gravidez ou se a mulher possuir alergia a algum componente da fórmula. Além disso, é necessário ter cautela caso a mulher tenha problemas cardiovasculares, pressão alta ou obesidade mórbida.

Nomes de pílulas do dia seguinte


Evanor;

Previdez;

DiaD;

Pilem;

Neodia;

Pozato Uni;


Postinor.

Preço


O valor da pílula do dia seguinte vai depender da região, do laboratório, se é genérico, similar ou de referência, e se a dose é única ou não. Mas, a média cobrada é de 3 a 30 reais. Além disso, ela também pode ser retirada de forma gratuita, sem necessidade de consulta ou receita médica em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

É preciso receita médica para comprar a pílula?


A pílula do dia seguinte pode ser comprada em qualquer farmácia ou drogaria e não é necessário ter receita médica. Em UBS, também não há necessidade de uma consulta ou receita médica.

O que acontece após tomar o contraceptivo de emergência?


A pílula do dia seguinte pode mudar o ciclo menstrual, adiantando ou atrasando a menstruação. Isso acontece por causa do desequilíbrio hormonal que o contraceptivo causa.

Em seguida, o organismo precisa se reajustar ao ciclo menstrual e isso pode demorar um pouco. Assim, a menstruação pode ocorrer na mesma semana ou cerca de um mês após o uso da pílula.


Entretanto, se o prazo de quatro semanas for ultrapassado a orientação é que a mulher procure um médico ou realize um teste de gravidez.

Quais são as chances de a pílula falhar?


A chance de falha é em torno de 2% a 3% dos casos.

O ideal é que a pílula seja ingerida o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida, ou até 72 horas depois, para garantir maior eficácia.


Isso porque se estima que nas primeiras 24 horas a pílula tenha até 98% de eficácia, diminuindo gradativamente após isso.

Além disso, a pílula do dia seguinte não é abortiva, ou seja, caso a fecundação já tenha ocorrido, ela não evitará a gravidez.


Caso você acredite que o método emergencial falhou, faça um teste de gravidez após mais ou menos duas semanas da relação sexual desprotegida.


Quanto tempo dura o efeito da pílula do dia seguinte?


Os efeitos da pílula ou os colaterais duram alguns dias. Contudo, a irregularidade menstrual pode acontecer cerca de um mês depois do uso.

Caso a dúvida da eficácia da pílula permaneça, a sugestão é comprar um teste caseiro de gravidez em alguma farmácia ou drogaria.

Como tomar a pílula do dia seguinte?


Ela pode ser utilizada em qualquer dia que seja necessário, respeitando a recomendação de não usar mais do que duas vezes por mês, podendo ser ingerida com água ou alimentos.

No caso das cartelas com dois comprimidos, o segundo deve ser tomado após 12 horas da ingestão do primeiro.

Quantas vezes no ano posso tomá-la?


A pílula emergencial só deve ser usada esporadicamente devido a sua alta concentração de hormônios. O ideal é tomá-la no máximo uma vez por mês. Ao contrário, pode perder seu efeito.

Vale ressaltar que ela não é um método contraceptivo e sim um método emergencial.

Como saber se a pílula do dia seguinte funcionou?


É recomendado esperar de 15 dias a um mês para saber se a pílula funcionou. Caso a sua menstruação não tenha vindo normalmente durante esse período, é recomendada a realização de um teste de gravidez de farmácia, ou um exame Beta HCG.

Posso engravidar mesmo assim?


Sim. Caso a mulher não tenha usado a pílula nas primeiras 72 horas após a relação sexual desprotegida; em caso de vômitos ou diarreias até quatro horas após o uso da pílula; caso a mulher esteja tomando antibióticos ou outros medicamentos que diminuem o efeito da pílula; caso já tenha ocorrido à ovulação ou caso a mulher tenha tomado a pílula do dia seguinte várias vezes no mês.

Há problemas em tomar a pílula do dia seguinte enquanto está usando anticoncepcional comum?


Não. Quando o anticoncepcional é tomado corretamente, não há necessidade de a mulher tomar a pílula do dia seguinte, mesmo tendo relações sexuais sem o uso da camisinha.

Porém, caso a mulher se esqueça de tomar o anticoncepcional por mais de dois ou três dias, é recomendado o uso do método emergencial, respeitando a recomendação de utilizá-la no máximo uma vez por mês.

A pílula do dia seguinte engorda?


Não. Ela pode causar inchaços, mas não existe relação com o ganho de peso.

A pílula do dia seguinte é mesmo uma "bomba de hormônios"?


Sim. Ela é composta por dosagens hormonais muito altas e se usada mais do que uma vez por mês pode aumentar o risco de doenças como câncer de mama, trombose, bem como embolia pulmonar, entre outras.

O recomendado é evitar ao máximo o uso da pílula do dia seguinte. Assim, restringindo seu uso para momentos de emergência.

Devo tomar a pílula do dia seguinte mesmo se estiver menstruada?


Durante a menstruação, em tese, a mulher não corre risco de engravidar. Contudo, algumas vezes ocorrem sangramentos durante o mês, inclusive no período da ovulação, que podem ser confundidos com a menstruação.

Se o sangramento acontecer no meio do clico, é recomendado o uso da pílula do dia seguinte.

A pílula causa infertilidade?


Não existem comprovações de que o uso ocasional da pílula possa causar infertilidade.

A pílula do dia seguinte altera o funcionamento do anticoncepcional?


Não. O anticoncepcional deve continuar sendo usado regularmente, até o final da cartela.

A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?


Sim, no entanto o efeito da pílula é reduzido durante esse período.

Se você atua na área farmacêutica e deseja aprofundar seus estudos na área ginecológica, faça sua especialização em Citopatologia Ginecológica no Instituto Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: Envato Elements